Crítica de Filme: Guerra Mundial Z
Leonardo Ramos
Guerra Mundial Z (World War Z) estreou esta semana, e nós, que já havíamos conferido a prévia, fomos assistir ao filme.
Depois de todos os problemas pelos quais o filme passou, tendo todo o final refilmado, eu estava um pouco apreensivo.
O filme começa apresentando os personagens, mas não demora para a ação começar. E é intercalando ação e muita tensão que ele se mantém até o final.
Brad Pitt interpreta Gerry Lane, pai de família e ex-funcionário da ONU, que se vê obrigado a voltar à ativa depois que um surto disseminado por um vírus toma proporções mundiais e começa a transformar as pessoas em “zumbis”. A partir daí, Gerry corre o mundo em busca do “paciente zero”, que seria o primeiro infectado pelo vírus.
A primeira aparição dos zumbis ou “Zekes”, como eles são chamados em um momento do filme, pode confundir, pois não se sabe quem está infectado ou não. Acho que foi justamente essa a ideia do diretor Marc Foster: transportar o espectador, para que ele se envolva e sinta a confusão que os personagens estão sentindo, sem saber o que acontece. O desespero das pessoas para sair da cidade dá a dimensão da rapidez como uma epidemia desta proporção poderia se espalhar.
As cenas de suspense em ambientes fechados, como a da escada e do avião, me incomodaram, por não dar nenhuma percepção do que poderia estar acontecendo.
Destaque para o suspense e a tensão no final do filme e para Brad Pitt passando pelos zumbis “like a boss”. Quem viu sabe exatamente de qual cena me refiro.
O longa-metragem termina com um gancho para as duas sequências que virão por aí. Ao fim, o filme é muito bom, apesar da ausência de sangue, o que faz falta para qualquer fã de filme de zumbi que se preze. Uma ausência justificável pela intenção de pegar uma classificação etária mais leve.
BEM NA FITA: As cenas de ação e o clima tenso do final.
QUEIMOU O FILME: O 3D, são poucas as cenas em que ele se faz presente; e as filmagens no estilo câmera na mão.
FICHA TÉCNICA:
Nome: Guerra Mundial Z (World War Z)
Gênero: Ação, Suspense, Terror
Direção: Marc Foster
Roteiro: Matthew Michael Carnahan, Drew Goddard, Damon Lindelof, J. Michael Straczynski. Adaptação do livro homônimo de Max Brooks
Elenco: Brad Pitt, Mireille Enos, Daniella Kertesz, James Badge Dale, Matthew Fox, Fana Mokoena, David Morse, Ludi Boeken, Elyes Gabel, Pierfrancesco Favino, Peter Capaldi
Produção: Ian Bryce, David Ellison, Dede Gardner, Dana Goldberg, Tim Headington, Graham King, Jeremy Kleiner, Jillian Kugler, Brad Pitt, Paul Schwake, Bradford Simpson
Fotografia: Ben Seresin
Trilha Sonora: Marco Beltrami
Ano: 2013
País: Estados Unidos
Estreia: 29/06/2013 (Brasil)
Distribuidora: Paramount Pictures