Crítica de Filme | Kurozu Explode (Crows Explode)

Stenlånd Leandro

Não se sabe até onde testosterona e anabolizantes podem ter alguma ligação com sabedoria, mas Kurozu Explode é infimamente um mix de força e sabedoria.
De Takashi Miike, o longa retrata a vida de Genji Takaya” (Shun Oguri) que é um estudante que foi transferido para o liceu “Suzuran”, considerado a escola mais violenta de todo o Japão, onde “gangs” de estudantes digladiam-se constantemente pelo controlo do estabelecimento. Embora não domine todo o território, o estudante mais temido é “Tamao Serizawa” (Takayuki Yamada), que é conhecido pela sua especial ferocidade que emprega nas lutas, apesar do seu ar inocente. “Genji” começa a dar nas vistas quando sozinho derrota quatro Yakuza, e coloca sob o seu domínio uma das classes, anteriormente chefiada por “Chuta” (Suzunosuke).
3-crows-explode
A trama é baseado na popular manga shonen “Crows”, o profícuo Genji faz uma incursão no mundo da juventude delinquente e rebelde, com muita ação e violência à mistura. Dizem os entendidos que o filme é uma fiel adaptação do espectro geral da banda-desenhada, embora se passe numa altura anterior ao enredo ali presente. O longa que é uma continuação de outras adaptações anteriores, constituiu o maior sucesso de bilheteira do realizador, e não é difícil perceber porquê. Trata-se de uma obra muito comercial, cheia de ídolos dos adolescentes japoneses, dos quais se destaca o ator principal Shun Oguri, muito apreciado sobretudo pelo público feminino. A “comercialidade” deste filme levantou várias reticências na crítica e fãs mais puristas, não fosse o realizador encarado como um “enfant terrible” do atual paradigma cinematográfico nipônico.
explode
O crescendo da fama da película, inclusive nos meios internacionais, implica naturalmente a atração dos grandes estúdios e a possibilidade de obtenção de orçamentos acima da média. Embora existam uma grande diversidade de opiniões, no tocante ao relacionamento destes aspectos com o resultado final em “Crows Explode”, sempre irei pelo meio termo, correndo o risco de ser acusado de “uma fuga para a frente”, ou da resposta fácil. Sendo perceptível que a faceta de um maior número de potenciais apreciadores aumenta em “Crows Explode”, numa relação com anteriores obras do diretor, sempre se reconhecerá que alguns traços típicos do cinema do realizador como a abordagem frontal (embora não visceral) e violenta marcam a sua presença.
BEM NA FITA: A Atuação de Shun Oguri.
QUEIMOU O FILME: Tão exagerado quanto Mercenários.

FICHA TÉCNICA:
Título original: Crows Explode (Crows 3)
Diretor: Hiroshi Takahashi
Produtor: Akita Publishing
Gênero: Ação

Stenlånd Leandro

Leandro não é jornalista, não é formado em nada disso, aliás em nada! Seu conhecimento é breve e de forma autodidata. Sim, é complicado entender essa forma abismal e nada formal de se viver. Talvez seja esse estilo BYRON de ser, sem ter medo de ser feliz da forma mais romântica possível! Ser libriano com ascendente em peixes não é nada fácil meus amigos! Nunca foi...nunca será!
NAN