Crítica de Filme: “Moonrise Kingdom” (****)
Colaboração
*** Crítica escrita pela colaboradora Daniele Ribeiro ***
O novo filme do diretor Wes Anderson (“Os excêntricos Tenenbaums” e “O Fantástico Sr. Raposo”) conta a história de dois jovens de 12 anos que resolvem fugir de casa para viver o primeiro amor, e a saga das autoridades locais para tentar encontrá-los. Isso tudo em uma ilha pacata, na costa da Nova Inglaterra, no verão de 1965.
Por essa sinopse já seria possível dizer que o filme tem tudo para ser encantador, mas Wes Anderson ainda nos presenteia com sua direção repleta de riquezas de detalhes, um tratamento único das cores(recorrente em seus trabalhos)e, é claro, personagens desajustados e extremamente carismáticos, transformando o filme em um lindo espetáculo visual.
Poderia dizer que Moonrise Kingdom é uma comédia para toda a família, mas ela é muito mais que isso. Em meio às aventuras, o espectador descobre que a história também tem sua carga dramática e é levado à alguns momentos de reflexões entre uma risada e outra. A trilha sonora com certeza foi escolhida à dedo, pontuando muito bem o desenvolvimento da história (inclusive, recomendo que fiquem no cinema para os créditos finais).
O elenco é uma felicidade à parte. Edward Norton da vida ao chefe dos escoteiros e (como sempre)nos presenteia com uma interpretação impecável. Bruce Willis surge como o capitão da cidade, e chega até a surpreender a forma como o ator encontra o tom correto para o personagem (felizmente não é só o Bruce Willis fazendo papel de Bruce Willis). Bill Murray, Frances McDormand, Tilda Swinton e Jason Schartzman completam o time de grandes atores e suas interpretações impecáveis.
Porém, é impossível não destacar a interpretação dos atores mirins, Jared Gilman e Kara Hayward, que vivem o casal de protagonistas Sam e Suzy. Os dois conseguem encontrar o tom perfeito entre a delicadeza do primeiro amor e a sagacidade de crianças espertas em busca do novo.Além do fato de ser uma história voltada também para o público infanto-juvenil, Moonrise Kigdom não traz muita coisa diferente do estilo já conhecido de Wes Anderson, mas por ser mais uma obra de um diretor que vem se destacando por sua qualidade e bom gosto, é um filme mais que recomendado.
BEM NA FITA:
Harmonia entre fotografia, direção e ótimas interpretações
QUEIMOU O FILME:
A falta de novidades na direção de Wes Anderson
FICHA TÉCNICA:
NOME: Moonrise Kingdom (Moonrise Kingdom)
ELENCO: , Bill Muray, Kara Hayward, Frances McDormand, Tilda Swinton, Jason Schwartzman, Jared Gilman, Bob Balaban
DIREÇÃO: Wes Anderson
ROTEIRO: Wes Anderson e Roman Coppola