Crítica de Filme | O Candidato Honesto

Gabriel Meira

O Candidato Honesto. chega parecer piada estas duas palavras lado a lado às vésperas das eleições. Mas, como piada, Leandro Hassum é um casamento antigo e combinação das palavras ganha um novo sentido. O filme é mais uma parceria do comediante com Roberto Santucci (Diretor) e com Paulo Cursino (Roteirista) após a boa recepção do público com “Até que a sorte nos separe”.

João Ernesto (Leando Hassum),é um candidato à presidência do Brasil disputando o segundo turno com um concorrente que levanta bandeira ambientalista. João lidera a disputa com larga vantagem até que sua avô no leito de morte diz que o neto  será honesto. A partir daí ele não consegue mais mentir, levando sua candidatura à derrocada. O gênero de comédia no cinema nacional já domina há algum tempo, mas nos últimos anos o que temos visto é a quase já esquecida farsa no teatro invadir as telas. Hassum vem afirmando cada vez mais isso com gritos que  não fazem o menor sentido, expressões extremamente exageradas, fazendo do filme um stand-up, distorcendo a história e tornando a mesma apenas de um personagem que é o próprio Leandro.

>>> SAIBA O QUE ROLOU NA COLETIVA DE IMPRENSA

1 (1)

Em O Candidato Honesto é um pouco diferente. Apesar de alguns momentos se exceder, o ator conseguiu manter o controle. O comediante está ali presente, mas também conseguimos ver uma certa construção de personagem. Um fator interessante foi a tentativa de retomada do humor político, trazendo de volta a principal função da comédia: a denúncia. Apesar de não criticar e nem defender diretamente o sistema político e sim mostrando as duas linhas de pensamento para que o próprio espectador possa fazer seus questionamentos.

1

O novo longo de Roberto Santucci nos traz uma boa surpresa, pois, apesar de ainda manter uma linguagem de comédia de forma exacerbada, ele teve o controle necessário para conseguir contar uma história e chegar a um objetivo. Não é um filme apenas para rir, mas, em época de eleição, pode fazer o público repensar sobre o valor que tem um voto. A trama segue um bom ritmo apesar de ainda assim conter barrigas para tampar furos, dando um tom mais superficial.

OCandidatoHonesto-fotos-4-480x300

O Candidato Honesto pode ser considerado um bom filme em comparação aos últimos nacionais lançados do gênero, porém, ainda está muito longe do que desejamos para o nosso cinema. É esperar que esta pequena evolução seja gradativa e que a grande farsa não se torne novamente protagonista, pois cinema é um mecanismo da verdade e não da mentira (um mecanismo pro cinema).

BEM NA FITA: Retomada da comédia política.

QUEIMOU O FILME: Trilha e efeitos sonoros mal utilizados.

FICHA TÉCNICA:

Direção: Roberto Santucci
Roteiro: Paulo Cursino
Produtor Executivo: André Carreira
Elenco: Leandro Hassum, Luisa Vldetaro, Victor Leal, Júlia Rabello,Flávio Galvão, Henri Pangnocelli,Antonio Pedro, Murilo Grossi, Luis Lobianco
Produção: Camisa listrada e Panorama

Gabriel Meira

Formado em cinema e apaixonado por todo tipo de arte, assiste de tudo, mas tem suas preferências pelos filmes que trabalham com o psicológico. Acredita na evolução do cinema nacional, assim como sua influência na educação.
NAN