Crítica de Filme | O Franco-Atirador
Stenlånd Leandro
Não é de hoje que cultuo alguns filmes de Sean Penn. Não são todos, mas os poucos que assisti, até que gostei. Partindo da lógica que O Franco-Atirador meio que preenche requisitos daqueles que amam o gênero “Matador ala Rambo”, e quem estiver assistindo o trailer em suas respectivas TV’s, possivelmente deve estar esperando aquele filme ”SUPIMPA”, mas ao chegar ao cinema, vai brochar bonitinho. O Franco-Atirador preenche todos os requisitos dos filmes nesse estilo, seguindo padrões e acaba lembrando Mercenários, Duro de Matar e afins.
Não há detalhes que chegam a ser uma coisa relevante na película. Alias, também não ha sequer outra forma, senão dizer que o filme é bem pior do que se imagina, mover um longa-metragem onde tudo é previsível, onde os personagens são caricatos e até mesmo as cenas de ação, que poderiam ser um atrativo como em Mercenários. O Filme fica MUITO à mercê de um roteiro mesquinho e bem longe empolgar alguém, criando um ambiente onde o caráter dos personagens, esboçado no princípio com determinados traços, chega a ser grosseiramente alterado depois do primeiro ato do filme.
Se o filme Busca Implacável (2008) chegou a ter um renome, inclusive pelo ator (Liam Neeson) que é muito bom, neste filme ele fez uma besteira muito grande. Não é por que você acerta em um filme que necessariamente acertará em outro. A receita de sucesso na trilogia citada, acabou ficando escrachadamente insossa em seu novo filme. Estou indignado. Sean Penn não deveria ter aceitado estrelar o novo filme do diretor Pierre. A coisa é bem pior do que deveria ser, embora o ator consiga dar um certo peso dramático ao personagem, e também demonstra estar confortável nas sequências de ação, ele acabou ”definhando” junto à ideia do diretor que achava que tudo seria lindo como em Busca Implacável.
Eu não entendo muito bem, por que antes de lançarem um filme assim no cinema, não analisam melhor e lancem isso em VHS (que ninguém mais tem acesso) e encerrem o filme assim. A história é simples e mais previsível que qualquer coisa já assistida por mim. O que acaba salvando o filme de ser um desastre total é o mediano elenco. Se Sean Penn tem uma atuação excelente em outros filmes, neste ele até que deixa a desejar.
É uma pena, pois diferentemente do “Franco-Atirador” de 1978 por Michael Cimino, que foi estrelado também por Robert De Niro e Christopher Walken, este filme acaba sendo uma das bombas de 2015 ao lado de MORTDECAI.
BEM NA FITA: Sean Penn estar no filme.
QUEIMOU O FILME: Todo o resto. Falta atitude e coerência em O Franco-Atirador
FICHA TÉCNICA
Titulo Original: The Gunman
Pais: Espanha/França/Reino Unido
Ano: 2015
Genero: Ação
Direcão: Pierre Morel
Duracão: 117 Minutos
Elenco: Sean Penn, Jasmine Trinca, Javier Bardem