Crítica de Filme: Os Estagiários

Wilson Spiler

Parece que as propagandas escarradas na nossa cara não são exclusividade do péssimo “Se Puder…Dirija!”. Os Estagiários, filme que estreia nesta sexta-feira (30/08), é um exemplo claríssimo – e bem-sucedido – de publicidade no cinema.

Dirigido por Shawn Levy e escrito por Vince Vaughn, o longa conta a história de Billy (Vince Vaughn) e Nick (Owen Wilson), vendedores de relógios quarentões e desatualizados do mundo digital. Num belo dia, ao tentarem fechar uma venda, recebem a notícia do potencial comprador de que a firma em que trabalham houvera fechado. Surpresos e sem saber o que fazer, eles começam a ver suas vidas virarem do avesso. A esposa de Billy o abandona, enquanto Nick, solteirão, vai trabalhar na loja de colchões do cunhado. Quando de repente, ao consultar a internet, o primeiro tem uma sacada “genial”: estagiar no Google (aí está a publicidade a qual me referi). Ele inscreve a dupla em na Universidade Online de Phoenix e convence o amigo a deixar o emprego. Obviamente, os protagonistas conseguem uma entrevista com o site de buscas e são aprovados, sabe-se lá como, para as vagas.

os estagiários cartazObviamente, tudo em Os Estagiários é encaixado para fazer uma grande propaganda do Google (o próprio cartaz já mostra isso – veja ao lado) O que não impede de citar redes sociais concorrentes como o Instagram e o Facebook. Sempre de forma bem-humorada e bem utilizada. Estão na telona todos os aplicativos que você possa imaginar: o próprio site de buscas, o Gmail, YouTube, Google Maps, entre outros. Menos o Orkut. Bem, o Orkut você sabe, né? Não existe mais… ou não deveria.

Voltando à produção, Vince Vaughn faz novamente boa dupla com Owen Wilson. Depois do divertido “Penetras Bons de Bico”, os dois mostram empatia mais uma vez nessa nova película. É bem verdade que o filme tem alguns absurdos como a própria contratação deles pelo Google (em lugar nenhum do mundo eles seriam contratados da maneira que se portaram durante a entrevista). O roteiro também é bem previsível. Porém, Os Estagiários tem sim muitas qualidades.

Além do já citado entrosamento entre Vaughn e Wilson, para os mais velhinhos (como eu), o filme tem diversas referências aos anos de 1980, 1990 e, sim, à década passada. A abertura já ganha muitos votos com a dupla cantando “Ironic”, de Alanis Morissette, em um passeio de carro. A canção remete às emoções deles, tanto de euforia, quanto depressivas. Além disso, muitas outras delas pipocam na tela, com destaque para X-Men, Harry Potter e De Volta para o Futuro.

Antes de explicar as referências, preciso contar mais uma parte do filme: ao serem contratados como estagiários, eles são obrigados a formar uma equipe para que possam garantir seu emprego no Google, em uma espécie de gincana cultural. Na primeira prova, em que o grupo precisa resolver um problema de computação, Billy e Nick, claro, como não entendem nada da área, não dão um palpite certo. Os outros “gênios” do time resolvem mandar a dupla procurar o programador a fim de solucionar a questão. O nome do procurado? Charles Xavier. Inclusive eles dão a mesma descrição do personagem dos quadrinhos. Ao saírem à procura, se deparam com um homem com as mesmas características. A cena é hilária!

Harry Potter: uma das referências

Harry Potter: uma das referências

Em outro desafio da “gincana cultural”, a disputa é um jogo de quadribol. Já sacou, né? Os Harry Potter Maníacos Piram. Já a referência a De Volta para o Futuro se passa durante a boate, quando a equipe tenta se unir. Só falo uma coisa: Biff Tannen. “Os entendedores entenderão”. Espetacular!

Para finalizar, o restante do elenco faz um bom trabalho. A equipe montada no Google com Josh Brener, Tiya Sircar, Dylan O’Brien e Tobit Raphael (o mais engraçado) é bem coesa. Destaque também para a pretendente de Nick, a gracinha da Rose Byrne, que interpreta Dana, e para o mentor deles Aasif Mandvi, que faz o papel de Mr. Chetty. Ah! Vale a pena ficar para as “letrinhas” do final, onde aparecem referências aos aplicativos do Google. Divertidíssimo. 🙂

BEM NA FITA: Referências de quadrinhos, filmes e músicas de outras épocas; dupla Vince Vaughn e Owen Wilson bem entrosada; referências divertidas de aplicativos do Google e outras redes sociais.

QUEIMOU O FILME: Previsível; história simples; o Google contrata funcionários assim?

FICHA TÉCNICA:

Nome: Os Estagiários (The Internship)
Gênero: Comédia
Direção: Shawn Levy
Roteiro: Vince Vaughn
Elenco: Aasif Mandvi, Anna Enger, Brian F. Durkin, Callan Wilson, Chasty Ballesteros, Doris Morgado, Dylan O’Brien, Eric Andre, Jessica Szohr, Jimmy Ouyang, JoAnna Garcia Swisher, John Michael Weatherly, Josh Brener, Liana Loggins, Max Minghella, Michael Biddle, Nickolas Wolf, Owen Wilson, Rose Byrne, Sophie Levy, Tiya Sircar, Tobit Raphael, Valyn Hall, Vince Vaughn
Produção: Vince Vaughn
Fotografia: Jonathan Brown
Montador: Dean Zimmerman
Trilha Sonora: Christophe Beck
Duração: 122 min.
Ano: 2013
País: Estados Unidos
Cor: Colorido
Estreia: 30/08/2013 (Brasil)
Distribuidora: Fox Film
Estúdio: 21 Laps Entertainment / Twentieth Century Fox Film Corporation / Wild West Picture Show Productions
Classificação: 12 anos

Wilson Spiler

Will, para os íntimos, é jornalista, fotógrafo (ou ao menos pensa que é) e brinca na seara do marketing. Diz que toca guitarra, mas sabe mesmo é levar um Legião Urbana no violão. Gosta de filmes “cult”, mas não dispensa um bom blockbuster de super-heróis. Finge que não é nerd.. só finge… Resumindo: um charlatão.
NAN