Crítica de Filme | Timbuktu

Demétrius Carvalho

Timbuktu já fez história. O filme rendeu simplesmente a primeira indicação da Mauritânia ao Oscar de melhor filme estrangeiro. Só isso já seria o bastante, mas o longa é mais do que somente isso.

O enredo da produção é centrado em uma pequena família de um casal e sua filha (com idade por volta dos 12 anos), que vivem em uma humilde tenda em um clima desértico em Mali. Tudo começa a ruir na hora que um pescador mata GPS, a principal vaca do pequeno rebanho de oito cabeças. Kidane, não aguentando mais tanta opressão e humilhação, vai tirar satisfação com o pescador e o mata durante a briga. Se andando na lei sua vida já estava difícil, agora tendo que ser julgado por esse assassinato, as coisas para a sua família podem realmente ficar difíceis.

Facções fanáticas religiosas dão o tom de opressão ao ambiente de Timbuktu. O clima por si só já é pesado com o assédio da esposa quando o marido não está em casa. A pobreza latente e planos de como melhorar de vida, ou mesmo sobreviver diante de tal cenário nada confortável. Tudo no limite do insuportável.

8_TIMBUKTU_de_Abderrahmane_Sissako-_c__2014_Les_Films_du_Worso__Dune_Vision_01

Em período de crises diplomáticas entre países e problemas locais sendo conhecidos pelo mundo todo com a internet e as comunicações vigentes, Timbuktu faz o espectador refletir sobre situações que podem ser corriqueiras em algumas partes do mundo, embora não pareçam caminhar abaixo dos olhos da justiça.

Se você está acostumado com filmes hollywoodianos, pode achar lento o desenvolver do filme. Do contrário, Timbuktu pode ser um belo momento de conhecer novas culturas e reflexão sobre o mundo.

BEM NA FITA: Reflexivo.

QUEIMOU O FILME: Desenvolvimento lento.

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
Título original: Timbuktu
Direção: Abderrahmane Sissako
Roteiro: Abderrahmane Sissako
Elenco: Ibrahim Ahmed aka Pino, Toulou Kiki, Abel Jafri, Fatoumata Diawara, Hichem Yacoubi
Produção: Les Films du Worso, Dune Vision
Fotografia: Sofiane El Fani
Edição: Nadia Ben Richid
Gênero: Drama
País: França, Mauritânia
Ano: 2014
COR
Tempo: 97 min
Classificação: 14 anos

Demétrius Carvalho

Demétrius Carvalho é músico, multi-instrumentista e produtor musical de origem, mas anda com frequência em outras artes passando pela literatura, fotografia. Blogueiro, da suas impressões ainda sobre cinema, artes plásticas e definitivamente é multimídia adorando sobrepor arte sobre arte.
NAN