Crítica de Filme: Um Episódio na Vida de um Catador de Ferro-Velho
Anna Cecilia Fontoura
A reconstituição de uma dura realidade vivida por uma família de classe econômica baixa, na Bósnia e Hezergovina, é o que retrata o premiado longa Um Episódio na Vida de um Catador de Ferro-Velho. A família Mujic, que é descendente de ciganos, é composta por Nazif Mujic, a esposa Senada Alimanovic e as duas filhas pequenas Sandra e Semsa Mujic. Vivendo em uma aldeia bem distante do centro, o pai de família consegue o sustento através do que cata num ferro-velho. Acostumado com a luta diária para alimentar quatro bocas, Nazif se preparava para a chegada do terceiro filho. Mas, Senada passa mal e no hospital descobrem que o bebê está morto no ventre dela. A partir desse momento, Nazif enfrenta uma odisséia para conseguir salvar a vida da esposa.
Com uma bela fotografia que exibe o rigoroso inverno da Bósnia, o documentário denuncia a fria comercialização dos serviços de saúde no país e a falta de um sistema público e gratuito. A distante relação entre as pessoas também é mostrada como pano de fundo (de repente nem era a ideia do diretor bósnio, mas sendo eu brasileira, acabei observando as diferenças sociais e culturais). E por falar em Brasil, nesse documentário é possível identificar outras diferenças e semelhanças entre nós e os cidadãos da Bósnia e Hezergovina. A diferença da qualidade de vida do pobre europeu (mesmo a Bósnia estando longe de ser um país rico), o atendimento dos médicos, a ação direta na resolução dos problemas por parte das instituições filantrópicas como a Associação Proteção aos Ciganos. Além disso, o autocontrole num momento que era para se desesperar (o problema foi gravíssimo, mas nem por isso virou um dramalhão mexicano ou uma grande reportagem sensacionalista – o documentário não enveredou por esse caminhos! Ainda bem…). Mas, família é família e criança é criança em qualquer lugar do mundo… RS
Falando em crianças, vou aproveitar e deixar meu elogio para a pequena Semsa, que me irritou durante o filme todo com suas ordens e vontades. Claro que sendo uma criança não tinha idéia do que sua família estava passando. Por esse mesmo motivo tenho que parabenizá-la na reconstituição desse drama. Outro destaque, é claro, é Nazif Mujic, que encenou – de forma bem natural e com a dramaticidade certa na maior parte do tempo- um dos episódios mais difíceis de sua vida. Só teve um momento que achei um pouco artificial a atuação dele (quando ele implorou atendimento), mas é perfeitamente compreensível, já que é seu primeiro trabalho como ator e, além disso, estava interpretando um momento extremamente dramático (qualquer experiente ator poderia errar a mão também). Então é realmente merecida a conquista do Urso de Prata como Melhor Ator no Festival de Berlim 2013!
O diretor Danis Tanovic realizou um ótimo trabalho. Como todo bom documentarista, ele manteve o foco mostrando sua visão sobre o problema da venda descarada dos atendimentos nos hospitais da Bósnia. Enriqueceu sua obra com o exemplo específico da luta real que a família Mujic havia passado. A única reclamação é que até chegar no ápice do filme (Senada perder o bebê e começar a luta contra o tempo para salvar sua vida) o filme é meio morno e dá até um pouco de sono devido ao ritmo lento característico desse tipo de produção. Ainda mais com o conhecido modo de fazer cinema europeu (popular pelo ritmo lento mesmo). Mas, é um ótimo filme. Recomendo!
BEM NA FITA: Denúncia de questão social do país do diretor e elenco. Ótimo Roteiro. Bela fotografia. Boas atuações. Ousou ao colocar pessoas reais que haviam vivido o problema central do filme para reconstituí-lo. Revelou até um bom ator ( Nazif Mujic).
QUEIMOU O FILME: Até o ápice do filme chegar dá um certo sono. Ritmo lento, mas já é esperado de filmes europeus ainda mais sendo documentário. No momento mais dramático do filme, Nazif perdeu a mão na atuação (ficou artificial, mesmo ele tendo vivivo aquilo de verdade um dia – mas ok ele não era ator antes!).
FICHA TÉCNICA:
Um Episódio na Vida de um Catador de Ferro-Velho (Epizoda u zivotu beraca zeljeza)
Direção: Danis Tanovic
Elenco: Senada Alimanovic, Nazif Mujic, Sandra Mujic, Semsa Mujic
Roteiro: Danis Tanovic
Produção: Amra Baksic Camo, Cédomir Kolar
Diretor de Fotografia: Erol Zubcevic
Edição: Timur Makarevic
Título Original: Epizoda U Zivotu Beraca Zeljeza
Título em Inglês: An Episode In The Life Of An Iron Picker
Duração: 75 min.
Ano: 2013