Crítica de Filme | Uma Noite no Museu 3: O Segredo da Tumba
Gabriel Meira
O nosso cinema já vem ganhando há algum tempo uma nova gama de subgêneros, ficando cada vez mais difícil definir a qual gênero pertence um filme. Porém, no futuro, estes que hoje são considerados ramificações dos já existentes se tornarão independentes e ganharão sua própria classificação. Uma Noite no Museu 3: O Segredo da Tumba faz parte destes. Alguns consideram comédia, ação, aventura, mas o longa é uma aventura voltada para crianças. Então, logo podemos considerar o filme uma aventura infantil.
Uma Noite no Museu 3: O Segredo da Tumba parece ter sido o fim da franquia. Ao menos seu desfecho, além de não deixar um bom gancho para um possível quarto filme, encerra em tons de despedida. O filme se divide entre Londres e Nova York, onde uma antiga placa egípcia que dá vida ao Museu de História Natural da cidade norte-americana começa a sofrer corrosão e as peças passam a voltar ao seu estado natural. Para impedir isto, Larry (Ben Stiller) viaja a um museu londrino onde se encontra o faraó que tem o segredo para recuperar a placa.
Nem sempre quando vamos ao cinema sabemos que tipo de sensações teremos. Se for assistir a Uma Noite no Museu 3: O Segredo da Tumba em busca de gargalhadas na maior parte do filme, está atrás do filme errado. É claro que o longa tem seus momentos de piadas, mas não se trata de comédia propriamente dita. É daquelas produções que você se diverte como se tivesse em sua infância e é voltada justamente para este público mais velho. A terceira parte da franquia tem algumas ótimas sacadas que tornam este suposto capítulo final um pouco mais elaborado que os dois primeiros. Filmes deste tipo geralmente não contêm uma participação efetiva da direção de arte, no entanto, o departamentos de cenografia, figurino e maquiagem, sob os comandos da diretora de arte Catherine Ircha e do diretor Shawn Levy conseguem trazer o encontro de diversas épocas com precisão.
No meio de grandes astros da comédia como Ben Stiller e Owen Wilson, temos o último filme de Robin Willians, o que já traz um outro atrativo para o longa e automaticamente uma homenagem ao ator. Uma Noite no Museu 3: O Segredo da Tumba é competente ao conseguir realizar aquilo que se propõe: o de divertir seu espectador. A película faz as crianças sorriem e traz a infância de volta para os adultos.
BEM NA FITA: Trama fluída, divertida.
QUEIMOU O FILME: Algumas interpretações demasiadamente exageradas.
FICHA TÉCNICA:
Nome original: Night at the Museum: Secret of the Tomb
Gênero: Aventura
Direção: Shawn Levy
Roteiro: David Guion, Michael Handelman, Robert Ben Garant, Thomas Lennon
Elenco: Ben Stiller, Dan Stevens, Dick Van Dyke, Mickey Rooney, Owen Wilson, Rachael Harris, Rami Malek, Rebel Wilson, Ricky Gervais, Robin Williams
Produção: Shawn Levy
Fotografia: Guillermo Navarro
Montador: Dean Zimmerman
Trilha Sonora: Alan Silvestri
Duração: 98 min.
Ano: 2014
País: Estados Unidos
Cor: Colorido
Estreia: 01/01/2015 (Brasil)
Estúdio: 20th Century Fox
Classificação: Livre