Crítica de Filme | Zootopia – Essa Cidade é o Bicho
Everton Duarte
Uma animação divertida, com personagens cativantes e ao mesmo tempo nos traz a reflexão sobre temas completamente atuais, tais como, preconceito, bullying, machismo, discriminação social e racial. Zootopia: Essa cidade é o bicho é a mais nova aposta(e acertada) da Disney no mundo mágico das animações. Tão acertada, que no seu final de semana de estreia arrecadou US$ 73,7 milhões de bilheteria, conquistando o recorde de maior lançamento Disney – sem contarmos com a Pixar –, superando até mesmo Frozen : Uma Aventura Congelante que arrecadou US$ 67,4 milhões nos primeiros dias de exibição.
A aventura conta com um experiente time de diretores, tais como: Byron Howard, Rica Moore, Jared Bush (Co-diretor), que já trabalharam a frente de outros sucessos da Disney. O rico e bem-humorado roteiro fica a cargo Jared Bush e Phil Jonhston.
A protagonista dessa aventura é uma determinada coelhinha do interior chamada Judy Hopps(Mônica Iozzi), que tem como sonho se tornar a primeira policial coelha. Desde a infância em sua cidade natal, Judy enfrenta dificuldades para encontrar o seu espaço, o que não fica por menos em sua fase adulta, mesmo tendo realizado o sonho de se tornar uma oficial da lei. Fato que não significa nada para o Chefe Bogo, um búfalo responsável pelo departamento de polícia. Bogo designa nossa brava coelhinha para ser guarda de transito no seu primeiro dia de trabalho, não se importando nenhum um pouco com a opinião de Judy. Em meio a sua atarefada função de aplicar multas, ela se depara com a malandra e maliciosa raposa Nick Wilde(Rodrigo Lombardi), que leva a sua vida vendendo patolés, que são picolés para elefantes, que são derretidos e congelados novamente em formato de patas. Judy acaba por descobrir as artimanhas e trapaças de Nick, e o obriga a ajudá-la em seu primeiro caso, que se não for concluído em 48 horas ela será demitida do departamento de polícia.
A animação é recheada de piadas em momentos muito coerentes à trama, e referências à outras obras da Disney. Existe também a homenagem clara ao filme O Poderoso Chefão e ao seriado Breaking Bad. Não deixando de lado o humor e a criatividade, a animação é bastante incisiva na abordagem ao preconceito, que foi perfeitamente alinhado na escolha do próprio universo onde a animação se desenrola.
Zootopia é de fato uma animação de bom gosto e feita para todas as idades, e com certeza uma forte concorrente a próxima estatueta ao Oscar.
Não esqueça a pipoca e divirta-se.
FICHA TÉCNICA