CRÍTICA | ‘De Pernas Para o Ar 3’
Tatiana Aponte
*Colaboração de Gabriel Miranda
Esta semana chega aos cinemas o filme De Pernas Para o Ar 3. O último longa da franquia lançada em 2010 é, indubitavelmente, o melhor dentre os anteriores e traz uma comédia romântica bem-feita e extremamente divertida.
Leia mais:
– ‘DE PERNAS PRO AR 3’ UNE GERAÇÕES EM COLETIVA DE IMPRENSA
– PODEROSO, ‘SHAZAM!’ LIDERA BILHETERIAS EM FINAL DE SEMANA DE ESTREIA
– FESTIVAL DE CINEMA BRASILEIRO DE PARIS COMEÇA NESTA TERÇA: VEJA A PROGRAMAÇÃO
A história está consistente, atual e mescla dramas que estão muito presentes na vida das pessoas, como a tomada de consciência de que o tempo está passando e que as coisas não são mais como eram antigamente.
Neste terceiro filme, Alice (Ingrid Guimarães) continua dona da rede de sex shop Sex Delícia e está vivendo um momento especial, pois o sucesso de suas lojas faz com que ela rode o mundo, visitando os mais diversos países em uma correria interminável. Sem tempo para se dedicar à família, quem assume a casa é seu marido João (Bruno Garcia), que cuida dos filhos Paulinho (Eduardo Mello) e Clarinha (Duda Batista), de apenas seis anos.
Pressionada pelo marido e filhos a dar mais atenção à sua própria família, Alice decide se aposentar e entregar o comando dos negócios à sua mãe, Marion (Denise Weinberg). Mas ela não se adapta à vida de dona de casa e tudo fica mais dramático quando se vê diante de fatos que não consegue mais ignorar, como o início da vida adulta do seu filho Paulinho.
Este é o primeiro impacto que Alice tem sobre do tempo que se passou. Até ontem, o menino era uma criança, e agora é um adolescente com vida sexual extremamente ativa. Ela percebe, então, que não é tão pra “frentex” como imaginava ser, e a situação só piora com a chegada da indomável e, também workaholic, Leona (Samya Pascotto).
Leona é uma jovem de 20 anos, fã de Alice e que desenvolveu um óculos de realidade virtual que permite ao usuário que viva experiências “para lá de interessantes”. Seu produto revoluciona o mercado erótico e, de quebra, a sua personalidade também arrebata o coração de Paulinho. Agora a mãe aposentada se vê diante de uma dupla ameaça. Como será que ela vai lidar com isso?
De Pernas Para o Ar 3 tem uma narrativa deliciosa e muito bem construída. A competente direção de Julia Rezende, que soube conduzir as cenas de forma objetiva e uniforme, faz com que o público se sinta totalmente a par das situações envolvidas.
O drama junto a comédia é algo que trouxe uma textura de emoções, levando o público a uma explosão de risadas e, logo depois, a uma profunda reflexão. Quem nunca se sentiu mais vulnerável com a presença de alguém mais novo e com tanta força de vontade como nós? Ou quem não se sente incomodado com a juventude que, inexoravelmente, passa diante dos seus olhos? Junto a isso, o filme traz uma mensagem muito importante sobre a maternidade, feminismo, sexualidade e rixa feminina de maneira delicada, mas muito próxima da realidade.
De Pernas Para o Ar 3 é uma pedida leve, agradável e imperdível para quem quer dar boas risadas! Não percam!
::: TRAILER
::: FICHA TÉCNICA
Título original: De Pernas pro Ar 3
Direção: Júlia Rezende
Elenco: Ingrid Guimarães, Bruno Garcia, Samya Pascotto, Eduardo Mello, Duda Batista
Distribuição: Downtown/Paris
Data de estreia: qui, 11/04/19
País: Brasil
Gênero: comédia
Ano de produção: 2015
Duração: 106 minutos
Classificação: 14 anos