Crítica de série | Começa a terceira temporada de ‘Sessão de terapia’

Vanesca Soares

Foi dada a largada para mais uma temporada de estreias e retornos de séries na GNT. E este é também o recomeço de uma das séries mais densas e, porquê não dizer, corajosas da TV brasileira. Sessão de Terapia chega a sua terceira temporada tão intensa como a primeira.
Aliás, este é um dos fatores mais marcantes desta série. O pique é intenso e pesado desde o começo. Assistir Sessão de Terapia não é para os fracos, para os de coração mole ou os que estão deprimidos. A série pega pesado mesmo. Vai fundo nos dramas humanos. Fala de sofrimentos que podem estar na alma de qualquer pessoa. Ou seja: não é para qualquer um.
Sessão de Terapia, dirigida pelo ator Selton Mello, é baseada em uma série chamada Be Tipul, criada pelo psicanalista israelita Hagai Levi. Houve também uma versão americana, chamada In Treatment, que tinha o ator Gabriel Byrne como terapeuta. A versão brasileira é capitaneada pelo psicanalista Theo Cecatto (Zécarlos Machado), o homem da “voz que abraça”. Depois de ouvi-lo falando, com aquele tom grave e preocupado, ninguém consegue deixar de contar seus maiores medos, fobias e segredos.

Theo Cecatto (Zecarlos Machado) - Foto Jorge Bispo

Theo Cecatto (Zecarlos Machado) – Foto Jorge Bispo


A terceira temporada começa com Theo voltando de um período de férias. Depois de períodos tempestuosos, onde perdeu um paciente por suicídio, sua separação da esposa Clarice (Maria Luiza Mendonça) e do dilema entre dar ou não atenção ao pai doente, que o abandonou junto com a mãe quando criança, o doutor Theo precisava desse tempinho para descansar.
Rafael Cecatto (Johnnas Oliva)

Rafael Cecatto (Johnnas Oliva)


Mas quando volta, lá vem pedrada para cima do nosso psicanalista favorito. Além de se envolver com o drama de seus pacientes, sempre há um problema pessoal para atormentá-lo. Desta vez, o problema é com seu filho mais velho, Rafael Cecatto (Johnnas Oliva). O rapaz aparece logo no primeiro episódio completamente alucinado. E Theo descobre que o problema de seu filho nada mais é do que envolvimento com drogas.
Grupo de Supervisão: Evandro (Fernando Eiras), Guilherme (Celso Frateschi), Rita (Camila Pitanga) e Dora (Selma Egrei)

Grupo de Supervisão: Evandro (Fernando Eiras), Guilherme (Celso Frateschi), Rita (Camila Pitanga) e Dora (Selma Egrei)


Enquanto isso, ele continua atendendo aos seus pacientes e ouvindo os seus dramas e tristezas. A terceira temporada não é diferente da primeira. De segunda a sexta-feira é exibido um episódio de Sessão de Terapia e a cada dia, acompanhamos o tratamento de um paciente diferente. E na sexta-feira, Theo, que não é de ferro, também faz sua terapia. É uma supervisão, antes feita com Dora Aguiar (Selma Egrei). Mas nessa temporada, a supervisão é feita em grupo com mais três psicólogos: Evandro Mendes (Fernando Eiras), Guilherme Damasceno (Celso Frateschi) e Rita Costa (Camila Pitanga).
Bianca Cadore (Letícia Sabatella)

Bianca Cadore (Letícia Sabatella)


Mas vamos aos seus pacientes. Nas segundas-feiras, Theo atende Bianca Cadore (Letícia Sabatella), uma mulher muito inteligente, casada, com um filho de 7 anos e que tem uma melancolia enorme estampada em seu rosto. Ela procura o psicólogo a mando do marido, pois os dois andam brigando bastante. Mas, conversando com Bianca, Theo percebe que há muito mais escondido nesta melancolia do que a paciente quer dizer.
Diego Duarte (Ravel Andrade)

Diego Duarte (Ravel Andrade)


Na terça-feira, o paciente é Diego Duarte (Ravel Andrade), um adolescente de 16 anos que vive bêbado. Ele vive sob os cuidados de uma governanta, pois sua mãe morreu no parto e o pai mal vê o garoto. Inclusive tem outra família com mais dois filhos. Diego foi atleta e é muito sensível, principalmente por não ter a atenção do pai como gostaria.
Felipe Alcântara Figueiredo (Rafael Lozano)

Felipe Alcântara Figueiredo (Rafael Lozano)


Felipe Alcântara Figueiredo (Rafael Lozano) é o paciente de quarta-feira. Um jovem bem sucedido, de família tradicional e rica, mas que carrega consigo um grande segredo. Embora se relacione com mulheres para agradar a família, Felipe é homossexual. O dilema dele é casar-se com a namorada que não ama ou assumir-se perante a família?
Milena Dantas (Paula Possani)

Milena Dantas (Paula Possani)


Na quinta-feira, a paciente é velha conhecida do Dr. Theo. Milena Dantas (Paula Possani) é viúva de Breno Dantas (Sérgio Guizé), o atirador de elite da Polícia, ex-paciente do terapeuta, que morreu na primeira temporada. Agora, quem precisa de tratamento é Milena. Depois da morte do marido, ela se agarrou a várias tarefas para não pensar na perda e nunca tem tempo para nada. Além disso, Milena tem TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) e precisa da ajuda para continuar sua vida.
Esta é apenas uma mostra do que o Dr. Theo Cecatto vai enfrentar nesta terceira temporada. Vamos ver o que o aguarda até o final!
 
 
 
Leia mais sobre Séries & TV no Blah Cultural!
 
 
 
 
 
 
 

Vanesca Soares

NAN