‘A Garota da Foto’ é uma ótima opção para fãs de documentários ‘true crime’
Bruno Oliveira
Não sei se já perceberam a quantidade de conteúdo do gênero “true crime” que tem aparecido por aí. Seja em documentários, bem como em formato de livros, em minisséries ou até mesmo por podcast (ao meu ver, o mais popular). Essa temática nos traz um fascínio inexplicável. Na maioria das vezes são histórias pesadas e que nos deixam mal por saber que pessoas inocentes tiveram um triste final. O documentário A Garota da Foto (Girl In The Picture), filme que estreou recentemente na Netflix, se encaixa nesse tema e nos traz uma incrível história que nem mesmo a vítima poderia saber.
Na trama, o repentino atropelamento de uma jovem resulta em sua subsequente morte dias depois. Em seguida, o filho dela é sequestrado e abre-se um grande mistério que perduraria por quase 30 anos. A busca pelo sequestrador, que acaba se tornando um fugitivo federal, é apenas a ponta do iceberg de uma história muito maior. Segredos serão revelados aos poucos e um grande quebra-cabeças será montado para sabermos qual era a real identidade de Sharon Marshall.
Leia também:
‘Vingança Fatal’ adormece o cérebro do espectador
‘Bons Meninos’ diverte sendo inocente e pesado ao mesmo tempo
‘Psych 2: Lassie Está de Volta’ é indicado apenas para os fãs da série
Dica: leia o texto depois de ver o filme
Comentar sobre A Garota da Foto sem expor informações que atrapalhem a experiência do público acaba sendo uma missão complicada. Tentarei não focar em informações colhidas durante o longa e me ater mais à sensação de assisti-lo. Creio também que, se leu até aqui, já está interessado o suficiente pelo documentário. Então, fica a dica: veja o filme antes de ler esta crítica. Isso, certamente, vai melhorar sua experiência cinematográfica.
De cara, posso dizer que A Garota da Foto já vale muito a pena. A cada descoberta que a obra vai nos revelando, aumenta a nossa curiosidade sobre quem era essa mulher. Ele se torna um grande emaranhado de informações que, conforme desvendamos detalhes, mais perguntas vão se formando. A cada resposta encontrada, outra questão é criada. Até mesmo quando parece que está tudo resolvido, uma nova informação surge e muda os rumos da investigação.
Ao mesmo tempo em que o documentário A Garota da Foto nos entretém com tantas descobertas, ficamos tristes em como uma história dessa pode acontecer com alguém. Como Sharon, deve existir dezenas – ou até mesmo centenas – de pessoas que já tiveram um destino terrível como o dela. Alguns se tornam conhecidos e outros nunca vêm a tona na grande mídia. Saber que pelo menos o mistério foi revelado dá um alívio. Se mexe comigo dessa forma, imagina com a família e amigos da vítima.
Conclusão
Se for um grande fã de documentários que abordem esse gênero, o filme A Garota da Foto é um prato cheio. É uma película muito bem narrada, com um passo a passo didático que nos deixa por dentro de todos os detalhes. A narrativa vai e volta em determinadas datas do tempo para explicar a situação da melhor forma possível. A linha contínua que o longa segue é perfeita o suficiente para sermos surpreendidos com os fatos descobertos. Uma ótima obra do gênero que deixará todos obcecados pela temática bem satisfeitos.
Onde assistir ao filme A Garota da Foto?
A saber, A Garota da Foto estreou na quarta-feira, 6 de julho de 2022, no catálogo da Netflix.
Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do ULTRAVERSO:
Trailer do documentário A Garota da Foto, da Netflix
Ficha Técnica do filme A Garota da Foto (Netflix)
Título original do filme: Girl In The Picture
Direção: Skye Borgman
Duração: 101 minutos
País: Estados Unidos
Gênero: documentário
Ano: 2022
Classificação: 16 anos