crítica do filme Garota Inflamável de 2019 STILLSTEHEN 01 © CALA Filmproduktion GmbH_Francesco di Giacomo

Foto: Francesco di Giacomo / Divulgação

‘Garota Inflamável’ debate o sentido da vida

Demétrius Carvalho

Para sua estreia na direção de longas de ficção, com o filme Garota Inflamável (Stillstehen), a premiada curta-metragista alemã Elisa Mishto conta que partiu a protagonista peculiar para construir a narrativa, com partes autobiográficas, inclusive, como a sensação de estar bloqueada, não estar aproveitando todo o seu potencial.

Na trama, um rapaz esbarra com uma garota em um supermercado com aquelas tradicionais luvas amarelas de limpeza e ela basicamente estava ali comprando os mesmos itens. Mas não uma ou duas: aos montes. O rapaz acha estranho, no entanto, movido pela beleza da garota, logo estavam na cama (ou no carro) do rapaz. Ela pergunta se o carro era da mãe dele, e caso a resposta tivesse sido positiva, a “Garota Inflamável”, que dá nome ao filme, talvez não tivesse ateado fogo em seu carro.

Leia também:

Direção salva ‘Marcas da Maldição’ de ser mais do mesmo

‘Ligações Perigosas’ versão 2022 é brega, cafona e esquecível

‘A Ilha’ tem roteiro raso, mas com saborosas alegorias

Sentido da vida

Esse é só mais um dos problemas para Julie (Natalia Belitski), uma jovem perspicaz e mimada, resolver na clínica de distúrbios psicológicos que frequenta. Seu propósito de vida é não fazer literalmente nada. Sem estudos, trabalhos, relacionamentos ou o que quer que seja, desde que esteja com as tradicionais luvas amarelas de limpeza.

Seu médico, por sinal, está fazendo um trabalho de transição com Agnes (Luisa-Céline Gaffron), já que irá se aposentar e já deixa claro que não sabe depois de 10 anos se ela é realmente louca ou apenas se faz de doida. A personagem, uma enfermeira casada e mãe de uma filha que se encaixa nas expectativas da sociedade, tem seus problemas como qualquer pessoa normal, mas sua vida também é incendiada ao entrar em contato com Julie. Juntas, elas começam uma rebelião que vai levá-las ao limite dos seus respectivos mundos.

Garota Inflamável é daqueles filmes que faz o espectador pensar em qual é o sentido da vida, em como aproveitar todo o seu potencial. Uma obra sobre duas mulheres com muito capacidade, mas as expectativas da sociedade e seus próprios medos as impedem de viver plenamente

Onde assistir ao filme Garota Inflamável?

A saber, Garota Inflamável estreia nesta quinta-feira, 14 de julho de 2022, exclusivamente no cinemas brasileiros.

Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do ULTRAVERSO:

https://app.orelo.cc/uA26

https://spoti.fi/3t8giu7

Trailer do filme Garota Inflamável (2019)

Garota Inflamável (2019): elenco do filme

Natalia Belitski
Luisa-Céline Gaffron
Katharina Schüttler
Martin Wuttke

Ficha Técnica: filme Garota Inflamável (2019)

Título original do filme: Stillstehen
Direção: Elisa Mishto
Roteiro: Elisa Mishto
Duração: 91 minutos
País: Alemanha
Gênero: drama
Ano: 2019
Classificação: 16 anos

Demétrius Carvalho

Demétrius Carvalho é músico, multi-instrumentista e produtor musical de origem, mas anda com frequência em outras artes passando pela literatura, fotografia. Blogueiro, da suas impressões ainda sobre cinema, artes plásticas e definitivamente é multimídia adorando sobrepor arte sobre arte.
0

Créditos Galáticos: