crítica do filme O Sol de Amalfi, da Netflix, de 2022

Foto: Netflix / Divulgação

‘O Sol de Amalfi’ corre para lugar nenhum

Matheus Soares

O Sol de Amalfi (Sotto il sole di Amalfi) é mais um filme de romance que estreia no catálogo da Netflix. Seguindo o padrão de lançamento da plataforma, que inclui uns cinco ou mais longas desse tipo por mês em seu serviço, insistindo em investir em produções sem sal, que vão ser esquecidas no vento das praias italianas. Uma película que não marca o espectador em nada e que você esquece o nome dos protagonistas logo demais que acaba (acabei o filme e precisei consultar o Google.)

O longa italiano é a continuação de O Sol de Riccione, que confesso que não vi, mas que pelo visto não faz tanta diferença. Afinal, o filme é tão genérico que você nem nota que se trata de uma sequência. A película com cores quentes conta a história de Vincezo (Lorenzo Zurzolo) e Camilla (Ludovica Martino), que se conheceram em Riccione e agora vão ter seu amor testado (mais uma vez) nas férias na praia de Amalfi.

Leia também:

‘O Assassino da Minha Filha’ tem boa história, mas ritmo lento

‘Órfã 2: A Origem’ ganha primeiro trailer assustador

Cronenberg faz o que sabe de melhor em ‘Crimes do Futuro’

Vale a pena?

Se você gostou do anterior e curte outras produções do gênero da plataforma, O Sol de Amalfi pode ser uma boa pedida. Contudo, ele é repleto de problemas, principalmente com o protagonista que é apagado no seu próprio filme. Justamente pelo fato que o roteiro não sabe direcionar a história. Afinal, são sete histórias (que eu consegui contar) simultâneas. Cada personagem que aparece em tela tem um problema que é resolvido como num passe de mágica.

Com tantas camadas mal resolvidas, nem mesmo o personagem principal tem destaque, até mais da metade do filme. Quando finalmente ele tem um breve arco, acaba mais rápido do que doce em festa de criança.

Do nada para o nada

A problemática roda através de Camilla, que passou um ano no Canadá e só voltou agora para seu amado. Contudo, ela tem um convite para ser monitora de pesquisa e ficar mais um ano longe. Mas como o filme envolve uma família rica, tudo se resolve facilmente e, em 90 minutos, sai do nada para lugar nenhum.

O Sol de Amalfi dá uma guinada nos 20 minutos finais, mas nada surpreendente. Aliás, enfiam mais personagens, que aparecem só para resolver o problema dos personagens sem qualquer explicação mais sólida.

Onde assistir ao filme O Sol de Amalfi?

A saber, O Sol de Amalfi já está disponível assinantes da NetflixAliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso:

https://app.orelo.cc/uA26

https://spoti.fi/3t8giu7

Trailer do filme O Sol de Amalfi, da Netflix

O Sol de Amalfi (Netflix): elenco do filme

Lorenzo Zurzolo
Ludovica Martino
Davide Calgaro
Isabella Ferrari
Luca Ward

Ficha Técnica: filme O Sol de Amalfi, da Netflix

Título original do filme: Sotto il sole di Amalfi
Direção: Martina Pastori
Roteiro: Caterina Salvadori, Enrico Vanzina, Ciro Zecca
Duração: 90 minutos
País: Itália
Gênero: romance
Ano: 2022
Classificação Indicativa: 12 anos

Matheus Soares

Math, para os chegados, historiador e escritor (pelo menos tenta). Quadrinhos, livros e filmes são sua paixão, mas passa longe de ser "cult" ou "cinéfilo". Todos saúdem a Matrix!
0

Créditos Galáticos: