crítica do filme Persuasão da Netflix de 2022

Foto: Netflix / Divulgação

‘Persuasão’ é uma contribuição significativa para entender a obra de Jane Austen

Jorge Feitosa

De todos os escritores que abordaram a sociedade burguesa da Inglaterra entre os séculos 18 e 19, nenhum foi tão sagaz quanto Jane Austen. Dona de um estilo irônico, ela escrevia sobre personagens de uma inocência apenas aparente e em tramas que sempre giravam em torno do casamento. Único meio de uma mulher tida como bem nascida deixar sua família com alguma segurança material, já que ela só conseguia possuir algo por meio do dote oferecido ao marido.

O filme Persuasão (Persuasion), lançado esta semana pela Netflix, adapta o livro homônimo que tem mais componentes autobiográficos da escritora e foi publicado postumamente. E pra reforçar esse vínculo, a diretora Carrie Cracknell filma Dakota Johnson no papel de uma Anne Elliot a quebrar a quarta parede e conversar diretamente com o espectador.

Lembrando de sua paixão pelo então marujo Wentworth (Cosmo Jarvis), sua renúncia à união apenas por amor e seus oito anos de fossa. Enquanto assiste ao pai vaidoso e perdulário (Richard Grant) falir e reacende suas expectativas com retorno do amado, agora um capitão rico e ainda apaixonado.

Leia também:

‘Inestimável’ tem seu valor, mas não se sustenta em seu propósito

Mesmo com deslizes, ‘O Telefone Preto’ é um bom suspense com pitadas de terror

‘O Assassino da Minha Filha’ tem boa história, mas ritmo lento

Abordagem moderninha

Apesar de poder ser vista como apenas uma interpretação moderninha a um clássico da literatura, a abordagem de Cracknell ainda tem força principalmente para quem nunca leu o romance original. Pois a interpretação de Johnson, que fez bem em escurecer suas madeixas pra reforçar o azul de seus olhos, conquista imediatamente com a ironia tão própria de Austen, poupando tempo que seria dedicado aos coadjuvantes e usando apenas dos diálogos para reforçar seus traços.

Sem esquecer que o elenco, claramente inspirado na diversidade da série Bridgerton, é um adendo valioso a uma história que, não fosse a marca da autora, muitos ainda tenderiam a ver como um romance bobo sobre mulheres sonhadoras, mas que na verdade tinham muito a perder com suas escolhas de vida.

E Persuasão, com seus recursos e técnicas de filmagem, é uma contribuição significativa para entender a obra de Austen. Uma mulher de estilo sofisticado e olhar apurado sobre o mundo.

Onde assistir ao filme Persuasão?

A saber, Persuasão já está disponível assinantes da NetflixAliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso:

https://app.orelo.cc/uA26

https://spoti.fi/3t8giu7

Trailer do filme Persuasão (2022), da Netflix

Persuasão (Netflix, 2022): elenco do filme

Dakota Johnson
Cosmo Jarvis
Nikki Amuka-Bird

Ficha Técnica: Persuasão, filme da Netflix (2022)

Título original do filme: Persuasion
Direção: Carrie Cracknell
Elenco: Ron Bass e Alice Victoria Winslow, baseado no livro de Jane Austen
Duração: 109 minutos
País: Estados Unidos
Gênero: comédia romântica e drama
Ano: 2022
Classificação Indicativa: 12 anos

Jorge Feitosa

@jorgefeitosalima
0

Créditos Galáticos: