CRÍTICA | ‘Entre Vinho e Vinagre’
Jorge Feitosa
Sororidade na marcha lenta.
Todos nós, em algum momento de nossas vidas, tentamos reforçar nossos laços com grupos que fizeram nossa formação. Seja da família, da escola, da faculdade, do trabalho, enfim, com quaisquer pessoas que fizeram parte das nossas vidas. Seja pela saudade ou para sair da rotina, hoje em dia quase sempre massacrante.
Leia mais:
– VAZAM PRIMEIRAS FOTOS DA PRODUÇÃO DE ‘VIÚVA NEGRA’
– CRÍTICA | A HISTÓRIA DE UM SONHO: TODAS AS CASAS DO TIMÃO
– NOVO TRAILER DE ‘ANNABELLE 3: DE VOLTA PRA CASA’ MOSTRA ESPÍRITOS SATÂNICOS ATERRORIZANDO: VEJA!
Reencontros assim são sempre prazerosos no início. Dessa forma, lembramos de farras, brincadeiras, perrengues, zoeiras e comemoramos com muita comida, bebida e uma trilha sonora de flashbacks.
A história
Entre e Vinho e Vinagre (Wine Country) narra o reencontro das amigas Abby (Amy Poehler), Catherine (Ana Gasteyer), Naomi (Maya Rudolph), Val (Paula Pell), Jenny (Emily Spivey) e Rebecca (Rachel Dratch), para comemorar o aniversário de 50 anos desta na casa alugada de Tammy (Tina Fey) em uma região vinícola, prometendo muita degustação.
Elenco e temática salvam o filme
Com direção e roteiro burocráticos, Entre e Vinho e Vinagre é salvo pela abordagem interessante da crise de meia-idade e do elenco afiado de atrizes interpretando as mais diversas personalidades, desde as mais tradicionais viciadas em trabalho, controladoras, indecisas, mãezonas, passando pelas homossexuais e as modernas sugar mommies.
Além disso, temos aqui uma narrativa lenta, em que o humor físico é usado de maneira pontual e realmente faz rir em algum momentos. Ademais, algumas piadas extraem humor daquilo que somente aqueles mais ranzinzas e calejados pela vida conseguem manifestar quando tentam relaxar e tem sempre alguém lhe dizendo o que fazer, como fazer e para esperar um pouco mais. Além de uma interessante discussão com a geração millenial em uma das cenas.
O elenco de coadjuvantes também não faz feio e ajuda a traçar os contornos das protagonistas, provocando o conflito inevitável nesse reencontro que deságua em um final meio água com açúcar, mas no momento certo para não ficar entediante.
Entre e Vinho e Vinagre, enfim, não deve entrar para o rol dos mais memoráveis, mas sua simpatia o faz valer a pena ser conferido. Sem pressa, para não dar um jeito nas costas.
::: TRAILER
::: FICHA TÉCNICA
Título original: Wine Country
Direção: Amy Poehler
Elenco: Rachel Dratch, Ana Gasteyer, Amy Poehler, Maya Rudolph, Paula Pell, Emily Spivey, Cherry Jones, Maya Erskine, Jason Schwartzman, Tina Fey
Distribuição: Netflix
Data de estreia: qui, 08/05/19
País: Estados Unidos
Gênero: comédia
Ano de produção: 2019
Duração: 103 minutos
Classificação: 16 anos