CRÍTICA | ‘Excelentíssimos’ detalha fatos da prisão de Lula e do impeachment de Dilma

Giovanna Landucci

Dirigido por Douglas DuarteExcelentíssimos apresenta os fatos do processo de impeachment de Dilma Roussef e o dia a dia do Poder Legislativo no Congresso Nacional à época. O longa evidencia a polarização política com o processo iniciado em 2014 e continua a contar toda a narrativa até o fim, com a deposição de seu cargo presidencial ocorrido em 31 de agosto de 2016 e que marcou a história do Brasil.

Netflix confirma elenco de peso na CCXP 2018

Assim com os movimentos da Diretas Já, ocorrido entre os anos 83-84, e o processo de impeachment de Fernando Collor de Mello (por motivos diferentes ao afastamento de Dilma), em 1992, que anos mais tarde viraram matéria escolar estudada em História do Brasil, a prisão de Lula e a destituição da presidenta devem seguir o mesmo curso.

Versão live-action de ‘O Rei Leão’ ganha primeiro – e incrível – teaser: ASSISTA!

Excelentíssimos é um documentário com uma trajetória de raciocínio muito bem elaborada, apresentando fatos históricos unidos e entrelaçados através de vídeos verídicos, tanto de depoimentos, como de notícias veiculadas e entrevistas com uma narração em off fazendo a costura entre todos estes elementos. Alguns podem não gostar pois os fatos acabam mostrando um certo viés político, deixando nas entrelinhas um possível erro nas acusações feitas tanto a Lula quanto à Dilma. O filme revela também imagens das manifestações populares contra o chamado golpe, além de algumas caricaturas e simbologias como o boneco do ex-presidente com uniforme de prisão, o pato da FIESP e alguns depoimentos de personagens como Jair Bolsonaro, Eduardo Cunha e Marco Feliciano.

CRÍTICA | Poderoso, ‘#ninfabebê’ aborda superexposição na internet com violência

Foto: Vitrine Filmes / Divulgação

Excelentíssimos é um registro quente dos fatos, personagens e articulações responsáveis pela maior crise política do país e que responde a seguinte pergunta: como se derruba um presidente? Por que se faz isso? O que o documentário não responde é: aonde vamos parar depois de tudo isso? Apesar de narrar a partir dos vídeos, depoimentos e entrevistas destas figuras notórias que beiram nosso parlamento, o filme mostra (com fatos) que houve, sim, um golpe articulado e que nenhum dos dois (Dilma e Lula) poderiam ter sido revogados de seus diretos e deveres (políticos) por não haver provas factíveis. Ainda assim, se você discorda dessa visão, vale com um documento histórico muito bem montado de uma passagem nebulosa da nossa realidade e que jamais será esquecida por quem viveu o período.

::: TRAILER

::: FICHA TÉCNICA

Direção: Douglas Duarte
Roteiro: Douglas Duarte
Distribuição: Vitrine Filmes
Data de estreia: qui, 22/11/18
País: Brasil
Gênero: documentário
Ano de produção: 2018
Duração: 152 minutos
Classificação: 12 anos

Giovanna Landucci

Publicitaria de formação, sempre gostei de escrever. Apaixonada por filmes e séries, sim, posso ser considerada seriemaníaca, pois o que eu mais gosto de fazer é maratonar! Sou geek principalmente quando falamos de Marvel e DC. Ariana incontestável, acho que essa citação de Clarice Lispector me define "Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa, ou forte como uma ventania. Depende de quando e como você me vê passar." Ah, como é de se notar pela citação, gosto de livros e poesia também.
NAN