CRÍTICA | ‘Florence – Quem É Essa Mulher?’ é uma sessão de tortura
Bernardo Moura
Meryl Streep mais clichés mais Hugh Grant mais teste para os ouvidos mais tramas pontas soltas e mal exploradas mais Segunda Guerra Mundial. Esta é a síntese do filme que você poderá ver a seguir. Se o fizer, vá preparado (a).
O filme de Stephen Frears conta a história da senhora Coelhinha (Florence Foster Jenkins) que era rica e não sabia cantar mas achava q sabia. O filme é bastante caricato porque mostra apenas um lado do personagem, ele poderia mostrar outros. Sem contar que a atuação exagerada de Meryl e de todos os outros atores presentes ocasionam uma catarse negativa para o espectador. E isso incluo o ator do seriado The Big Bang Theory, que já está acostumado ao “too much information“.
Ao mesmo tempo, o filme é bastante inovador e fiel ao contexto visual daquela época. A fotografia e os “banhos” de computação gráfica na história são impressionantes. Temos também a parte que é mostrada como era “comum” naquela época o relacionamento “poliamoroso”. No meio da década de 40, o Sr. Branquinho (St Clar), um ator que não foi para a frente na carreira, mantém relação simultânea com Kathleen e com a senhora Jenkins.
A linha condutora do filme é a comédia pastelão. E o diretor erra a mão nisso. Na maior parte do longa, principalmente nas horas sérias e melancólicas, o diretor dá um tom de Casseta e Planeta ao roteiro. Parece que a qualquer momento você verá Bussunda e sua turma na tela. O que acaba tirando toda a poesia que poderia existir do filme. Ao final do filme, dá vontade de você mandar a fita de volta ao estúdio que o fez e mandar refazerem.
A história é contada é pouco menos de duas horas. No entanto, o tempo parece absurdo. Pois por o espectador ser parte de uma sessão de tortura, o filme parece demasiadamente longa e acaba causando um desconforto na cadeira.
No mais, cuidado para não ter pesadelos antes de dormir e ficar com a voz estridente de Florence na cabeça.
FICHA TÉCNICA
Direção: Stephen Frears
Elenco: Meryl Streep, Hugh Grant, Simon Helberg, Rebecca Fergunson, Nina Arianda, Stanley Townsend, Allan Corduner e Christian McKay.
Produção:Christine Langan
Trilha Sonora: Alexandre Desplat
Distribuidor brasileiro: Imagem Filmes
Gênero: Biografia/Comédida Dramática
País: Reino Unido e França
Duração: 1h50min