CRÍTICA | ‘Gente que Vai e Volta’
Jorge Feitosa
Uma comédia romântica previsível, mas doce.
Comédias românticas têm uma fórmula batida: um casal se conhece e ambos se apaixonam, ainda que não assumam. Passam por uma série de obstáculos com seus coadjuvantes, uma separação ou outra e terminam juntos no final. O gênero já existia muito antes do cinema, como no teatro de Shakespeare e suas obras Muito Barulho por Nada, bem como Sonhos de Uma Noite de Verão. Suas variações mudam de acordo com a época e a cultura.
Leia mais:
– CRÍTICA | ‘ESTRADA SEM LEI’
– CRÍTICA | ‘CASAL IMPROVÁVEL’
– CRÍTICA | ‘DOR E GLÓRIA’
Sobre o filme
Gente Que Vai e Volta (Gente que Viene y Bah) segue à risca a fórmula, com a protagonista Bea (Clara Lago) se desiludindo com o noivo Victor (Fernando Guallar) e se refugiando na cidade natal de Santa Clara, na casa da mãe Ângela (Carmem Maura), encontrando os irmãos Léon (Carlos Cuervas), Débora (Paula Malia) e Irene (Alexandra Jiménez), mas não sem antes passar raiva com o interesse romântico Diego (Alex Garcia).
O início do filme mostra a infância de Bea com sua família em uma casinha no bosque, sua vida simples e o desejo de construir que a torna uma arquiteta. A fotografia em tons pastéis e os cenários simples, mas muito bem montados, expressam com facilidade o ar bucólico da obra e a simples inserção na história do dom da matriarca de enxergar os males daqueles que toca dá uma pitada de realismo mágico.
Elenco sustenta roteiro previsível
Todo o elenco defende bem os seus papéis. Clara Lago vive a romântica idealista, enquanto os coadjuvantes atravessam seus arcos paralelos com competência. Alguns com mais destaque, como a matriarca de Carmem Maura e a irmã mais velha de Alexandra Jiménez, que carrega com mais seriedade o peso da bomba que é jogada no colo dos irmãos.
Aliás, não fosse pelo elenco e locações, Gente Que Vai e Volta provavelmente não se sustentaria com seu roteiro previsível. Mas sem nenhum elemento folclórico, possui o charme que somente a latinidade consegue transmitir. O que torna mais interessante assistir o filme no idioma original e se deliciar com os diálogos em espanhol.
::: TRAILER
https://www.youtube.com/watch?v=FoGgy71Y30o&t=8s
::: FICHA TÉCNICA
Título original: Gente que Viene y Bah
Direção: Patricia Font
Roteiro: Darío Madrona, Carlos Montero
Elenco: Clara Lago, Alex García, Alexandra Jiménez, Paula Malia, Fernando Guallar, Carlos Cuevas, Carmen Maura
Distribuição: Netflix
Data de estreia: sex, 10/05/19
País: Espanha
Gênero: comédia romântica
Ano de produção: 2019
Duração: 97 minutos
Classificação: 14 anos
*Baseado no romance de Laura Norton