CRÍTICA | ‘Hip-Hop Beats’ (Netflix)
Jorge Feitosa
A música como única alternativa.
Em uma noite em Chicago, os jovens August Monroe (Khalil Average), Laz (Evan J. Simpson) e Nyiah (Ashley Jackson) estão de zoeira nas ruas, quando começam a ser perseguidos pela gangue local. Salvos por outra gangue, August é interceptado pela irmã Kari (Megan Sousa), que o carrega de volta pra casa enquanto discutem a música feita pelo rapaz. Até que um tiro põe fim à cena.
Leia mais:
– CRÍTICA | ‘ANIMA’ (NETFLIX)
– CRÍTICA | ‘HOMEM-ARANHA: LONGE DE CASA’
– CRÍTICA | ‘OH, RAMONA!’ (NETFLIX)
A trama
Dirigido por Chris Robinson e roteirizado por Miles Orion Feldsott, Hip-Hop Beats aborda paralelamente as vidas de August e Romelo Reese (Anthony Anderson). Fracassado empresário musical e atual guarda de escola, Romelo vê no talento do garoto para música uma oportunidade de voltar ao topo, ainda que tenha que burlar a guarda canina da mãe Carla (Uzo Aduba) a proteger o único filho que lhe resta.
Com a fotografia em cores primárias e diálogos precisamente colocados nas bocas dos atores, o diretor adentra o universo da música negra bem como a violência intrínseca aos que nela tentam se erguer. O cineasta também conta com um Anthony Anderson atuando com muito mais maturidade que de costume para ensinar August a encontrar um propósito com seu talento enquanto tenta reatar o casamento com sua ex Vanessa (Emayatzy Corinealdi), ainda que possa perder seu atual ganha pão. Ou seja, buscando o certo por maneiras tortas.
O hip-hop como salvação
Mas além da música e do elenco, o filme é um pequeno estudo sobre a realidade em que vivem os habitantes dos bairros negros que vêem na música a única forma de realização profissional em meio ao crime e a brutalidade policial sem tempo para se vitimizar. Afinal, suas mulheres estão ali para lembrar-lhes que também podem ser egoístas ao não reconhecer que todos ao redor tiveram sua cota de sacrifícios e perdas.
Em suma, Hip-Hop Beats é um filme maduro feito por quem conhece o meio e o mostra sem concessões ou exaltações. De fato, é um singelo retrato da cultura hip-hop.
::: TRAILER
::: FICHA TÉCNICA
Título original: Hip-Hop Beats
Direção: Chris Robinson
Roteiro: Miles Orion Feldsott
Produtores: Robert Teitel, Christian Sarabia, Glendon Palmer
Elenco: Anthony Anderson, Uzo Aduba, Emayatzy Corinealdi, Paul Walter Hauser, Evan J. Simpson, Khalil Everage, Dave East, Seandrea “Dreezy” Sledge, Ashley Jackson, Megan Sousa
Distribuição: Netflix
Produção: Global Road Entertainment, 51 Minds Entertainment, Endemol Shine North America
Data de estreia: qua, 19/06/19
País: Estados Unidos
Gênero: drama
Ano de produção: 2019
Duração: 110 minutos
Classificação: 16 anos