CRÍTICA | ‘Homecoming’ é uma série enigmática, que conta com Julia Roberts em um thriller nostálgico
Giovanna Landucci
Julia Roberts contracena com Bobby Cannavale em um enigmático thriller que foi exibido durante o Festival de Toronto e tem estreia mundial no dia 02 de novembro, no serviço de Streaming da Amazon Prime Video. Dirigida por Sam Esmail e adaptada do homônimo podcast, a série Homecoming acompanha a vida de Heidi Bergman, uma terapeuta especialista em aconselhamento de veteranos de guerra portadores de stress pós-traumático em um programa de governo liderado por Colin Belfast. A trajetória projetada de forma não linear faz com que o espectador se torne um personagem que irá tentar desvendar os planos obscuros dessa iniciativa governamental.
Amazon Prime Video Brasil | Confira os lançamentos de outubro de 2018
As cenas foram construídas através de flashfowards de Heidi. O tempo atual onde a personagem de Julia Roberts trabalha como garçonete em um restaurante no porto, por exemplo, tem a imagem reduzida na tela, contrapondo o enquadramento de tela cheia que estamos acostumados . Seria basicamente uma espécie de alusão a filmes antigos não digitalizados, sendo vistos em uma tela HD. Quando a cena se trata do tempo passado, onde Heidi era conselheira e trabalhava para o governo, a imagem é projetada fullscreen.
Dermont Mulroney, que contracenou com Julia Roberts em “O Casamento de Meu Melhor Amigo”, será seu par romântico, agraciando quem gostou da dupla no filme. O casal trará o alívio cômico necessário para o drama vivido na trama repleta de suspense. E por falar em alívio, cada episódio tem duração de apenas trinta minutos, o que não estamos acostumados a ver. Ultimamente, no mundo do streaming, podemos observar um crescente abuso de tempo com a produção de longos episódios repletos de informações e extremamente cansativos. Esses trinta minutos são ideais para deixar o espectador com “gostinho de quero mais”.
Jack White lança novo documentário Prime Original exclusivamente na Amazon
Em Homecoming, acaba sendo fundamental o público criar essas expectativas ao fim de cada episódio, pois cada um deles termina com uma trilha sonora que parece ter vindo de um filme de suspense ou até mesmo de terror. Essa “musiquinha”, além de ser colocada para encerrar o episódio com suspense, também acompanha determinadas cenas no consultório de Heidi ou até mesmo em momentos um pouco dramáticos. O foco nos sons externos, a mixagem de som e a trilha sonora escolhida lembram filmes de investigação antigos, os chamados “Noir”, e dão o exato toque de suspense que remetem às décadas de 50 e 60. Nas cenas que retratam o tempo presente, o uso de tons pastéis lembram os filmes policiais das décadas de 70 e 80, que costumavam ser mais coloridos. As cenas com iluminação “meia luz” dão o charme e remetem aos clássicos filmes de terror, trazendo uma sensação assustadora.
O criativo estilo visual de Esmail e a arte e fotografia criada por Tod Campbel são importantíssimos para dar o clima e tom sombrio da série, que por sinal são fundamentais para construir a narrativa. Os takes de cenas criados pelo diretor misturam planos fechados e abertos, câmera fixa vista de cima, trazendo amplitude ao ambiente, misturadas com cenas gravadas com a câmera na mão, captando os movimentos dos personagens. São múltiplos planos construídos em uma mesma cena e em um mesmo capítulo, mesclando e criando diversas sensações de claustrofobia à liberdade, de personificação à observação. O que traz diversidade sem criar um Frankenstein, demonstrando habilidade de interação com o público que se sente em certos momentos dentro da série.
Amazon Prime Video divulga primeira imagem do elenco de Maradona: próxima série Prime Original
A trama conta com um elenco de peso e, além dos personagens já mencionados acima, temos a presença do soldado Walter (Stephan James), sua mãe interpretada por Viola Davis e Jeremy Allen White, em participação especial. Craig (Alex Karpovsky), Audrey Temple (Hong Chau), Lydia (Sydney Tamiia Poitier), a mãe de Heidi (Sissy Spacek) também estão no elenco. Uma curiosidade interessante é que Julia Roberts, além de atuar na série, também é uma das produtoras executivas. A trama estará disponível a partir de 2 de novembro na plataforma de streaming Amazon Prime. As perguntas que você pode se fazer e que a história vai revelando somente aos poucos são: Por que Heidi não trabalha mais nessa agência do governo e se tornou garçonete? A relação que ela constrói com um dos soldados prejudicou sua carreira? Por que Heidi teria suas memórias apagadas? A aparição do investigador (Shea Whigham) em seu caminho faz com que ela se pergunte por que não lembra de nada e esse é o estopim para que a trama comece a fazer flashbacks. Homecoming é mais uma daquelas séries que não podem faltar na sua lista. Boa maratona!
::: TRAILER
::: FICHA TÉCNICA
Título original: Homecoming
Temporada: 1
Criação: Sam Esmail
Elenco: Julia Roberts, Stephan James, Bobby Cannavale, Shea Whigham, Alex Karpovsky
Produção: Universal Cable Productions, Anonymous Content, Esmail Corp, RedOm, Amazon Studios
Distribuição: Amazon Prime Video
Gênero: Thriller
Ano: 2018
Classificação: 14 anos