CRÍTICA | ‘Invasão Zumbi’ é uma obra que merece ser reconhecida e prestigiada

Thamiris Tohru

Um pai divorciado que vive mais no trabalho do que em casa e sua pequena filha. O que ela mais quer em seu aniversário é ver sua mãe que mora em outra cidade. Acatando ao desejo da filha eles pegam o trem para Busan. O problema é que a epidemia zumbi estoura e nenhum lugar está mais a salvo. Inclusive dentro do trem.

CRÍTICA #2 | ‘Invasão Zumbi’ é de apertar o coração

A história é simples, mas o jeito como foi contado foi inovador. Nos dias de hoje onde o tema “zumbi” já está mais que desgastado, Invasão Zumbi (Train to Busan) consegue quebrar esse cansaço e se tornar um dos melhores filmes do gênero dos últimos tempos.

Nem sei por onde começar a falar, mas vamos lá. O filme retrata de forma real e natural a situação, as pessoas e a humanidade.  Para começar, temos um anti-herói egoísta no papel principal que é pai da garotinha e sua filha com altos valores morais. Ele demora para cativar o público, diferente de outros personagens que conseguem essa façanha mais rápido. Independente disso, quando o ataque começa, você se vê envolto numa onda incessável de ação, tensão, medo. É praticamente impossível não tremer, gritar ou torcer por algum deles. Seja para sobreviver, seja para morrer. Como disse antes, eles mostram bem a realidade e infelizmente numa situação como a do filme, você encontraria pessoas egoístas, pessoas altruístas, protetoras e algumas que não poupariam esforços para se salvar, mesmo que isso custasse a vida de vários outros.

090578-jpg-r_1920_1080-f_jpg-q_x-xxyxx_1

Os atores merecem elogios. Conseguem criar um clima de normalidade no início, vida diária e quando a coisa começa a tomar proporção, muitos conseguiram passar o desespero, cansaço, medo, esperança e a emoção necessária para fazer o filme andar. Palmas para a garotinha (Kim So Ann) que consegue dar um banho em atuação com poucas falas mas um olhar  sóbrio que consegue transmitir toda a situação. Palmas também para Seok Woo (Gong Yoo ) pai da garotinha. Que também consegue fazer seu personagem de maneira exemplar. Que só prova como o ator é versátil. Quem conhece a carreira do ator sabe que ele já fez alguns filmes dramáticos e alguns dramas de comédia. Não há dúvidas de que ele consegue segurar suas partes no filme demonstrando sua experiência com grandes cargas dramáticas. Ma Dong Seok que protagoniza o marido cuidando de sua esposa grávida, também demonstra sua grande trajetória como ator. Conseguindo ser um dos personagens mais cativantes do filme.

Para criar todo esse clima, Invasão Zumbi conta com uma produção incrível! As locações, os cenários, maquiagem (os zumbis estão fantásticos), os efeitos etc. Tudo foi feito com o fim de entregar um filme de primeira. E não deixou a desejar. A direção e a montagem, então, merecem os mais diversos elogios. Só o fato de se criar toda a tensão em vários momentos do longa e que você continue a senti-lo, não importante a quantidade de vezes que assista à produção, significa que algo foi feito certo. O que mais me chamou atenção na direção foram alguns posicionamentos de câmera que saíam do clichê e que funcionavam lindamente, com até mesmo os citados clichês aparecendo em seus momentos certos.

089797-jpg-r_1920_1080-f_jpg-q_x-xxyxx

Já o roteiro encontra alguns furos, deixando o espectador sem entender algumas informações. Mas nada que atrapalhe o andamento da trama. São apenas pequenas informações que não fariam falta se não fossem inseridas e até tornaria o filme ainda melhor. Tirando isso, não consigo encontrar nenhum defeito que desmereça a produção.

O final também foi um ponto positivo. Deixando em aberto a possibilidade de uma sequência e gerando especulações, mas sem deixar a emoção de lado e também não mostrando algo fantasioso e irreal. Dando uma sensação de quero mais enquanto os créditos sobem.

Definitivamente Invasão Zumbi é uma obra que merece ser reconhecida e prestigiada. Pois conseguiu inovar num tema já desgastado e que, com certeza, fará o espectador sair do cinema e falar sobre o longa durante um bom tempo.

Apesar de produções asiáticas não fazerem muito sucesso aqui no Brasil, não deixem um pré conceito sobre a origem do filme determinar sua ida ao cinema. Essa grande produção conseguiu entrar num “festivalzinho bobo” (Cannes) causando um fervor.

Aqui no Brasil, Invasão Zumbi estreia dia 29 de dezembro (a princípio). Então anotem nas agendas e bom filme!

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
Título original: Train to busan
Distribuição: Paris
Data de estreia: qui, 29/12/16
País: Coreia do Sul
Gênero: ação
Ano de produção: 2016
Duração: 118 minutos
Classificação: a definir
Direção: Sang-Ho Yeon
Elenco: Yoo Gong, Dong-Seok Ma, Woo-Sik Choi

Thamiris Tohru

Viciada em filmes e séries, apaixonada por atuação, máquina de caretas, boba, brincalhona, superstar de chuveiro, ginasta de kinect, viajante da maionese, mestre em fazer miojo, membro da Armada de Dumbledore... tem mais? tem.. mas não lembro no momento.
NAN