CRÍTICA | Jennifer Aniston estrela ‘O Maior Amor do Mundo’, comédia romântica para o dia das mães

Giselle Costa Rosa

O diretor Garry Marshall, de ‘Uma linda mulher’ e ‘Noiva em fuga’, presenteia as mães com a comédia romântica O Maior Amor do Mundo (Mother’s Day). Na verdade, não se pode considerar a produção como um presente. Está mais para uma lembrancinha.

Na trama várias histórias associadas à maternidade se cruzam: Sandy (Jennifer Aniston) é uma mãe solteira com dois filhos, Bradley (Jason Sudeikis) é um pai solteiro com uma filha adolescente, Jesse (Kate Hudson) tem uma história complicada com a sua mãe, Kristin (Britt Robertson) nunca conheceu a sua mãe biológica e Miranda (Julia Roberts) é uma escritora de sucesso que abre mão de ter filhos para se dedicar à carreira.

Temos Jennifer Aniston, em uma atuação bem sincera e despojada, na pele de uma mulher divorciada (a figura centralizadora da trama) que só se sente completa se estiver ao lado de um homem. Nisso, ela fica presa ao ex, enquanto ele segue sua vida. O mundo dela desaba quando ele comunica que irá se casar novamente. A situação toda é clichê. Como não podia deixar de ser, a nova esposa é uma mulher bem nova e com a forma física impecável. Para piorar os filhos de Sandy aceitam de muito bom grado a madrasta. Até que a  máxima “aceita que dói menos” começa a vigorar. De volta ao mercado, a personagem de Aniston vai correr atrás do “prejuízo” de uma forma bem machista. Uma construção inapropriada em termos de empoderamento feminino.

MD_20272.CR2

O roteiro,  de Tom Hines, traz uma coleção de pieguices e personagens superficiais. As relações familiares e maternais transcendem o nosso mundo. A mensagem do filme até é bonita, falando desse amor incondicional de mãe. Na prática, isso pode não ser bem assim. Porque na realidade nem sempre as mães aceitam as falhas, diferenças ou modo de vida dos filhos. Mas como estamos falando de ficção, tudo entra no universo do possível. E o objetivo da trama é fazer com que o espectador fique com os olhos marejados ao seguir os enredos entrelaçados. Pena que esqueceram de abarcar na história os verdadeiros sentimentos. Acabou sendo uma tentativa sem vergonha de empurrar um clichê atrás do outro goela abaixo.

Problema maior mesmo talvez tenha sido colocar em voga uma série de questões, sem dar profundidade a nenhuma delas e ainda sim não ter tempo suficiente para justificar as ações e mudanças de rumo dos seus persongens. Um entretenimento familiar que, apesar de tudo isso, deve causar risos na plateia, principalmente por causa da presença de Aniston.

::: TRAILER


::: FICHA TÉCNICA
Título Original: Mother’s Day
Direção: Garry Marshall
Elenco: Jennifer Aniston, Julia Roberts, Kate Hudson
Produção: Rice Films
Distribuidor brasileiro: Imagem Filmes
Gênero: Romance, Comédia , Drama
Duração: 1h 58min
País: EUA

Giselle Costa Rosa

Integrante da comunidade queer e adepta da prática da tolerância e respeito a todos. Adoro ler livros e textos sobre psicologia. Aventuro-me, vez em quando, a codar. Mas meu trampo é ser analista de mídias. Filmes e séries fazem parte do meu cotidiano que fica mais bacana quando toco violão.
NAN