CRÍTICA | ‘Jogo do Dinheiro’ marca pelo realismo em tempo real
Bernardo Moura
Independentemente do Oscar 2017 e de outras grandes premiações cinematográficas referente a este ano pelo qual estamos passando, Jogo do Dinheiro será o filme que sua mente irá sempre lembrar quando estivermos falando de 2016. A obra, dirigida por Jodie Foster, ganha facilmente o status de “melhor filme do ano”. Eu te conto o porquê.
A história exagera com as doses de realismo. Você pode não saber mas sempre ou quase sempre os profissionais da mídia se tornam alvos fáceis de ladrões e criminosos enquanto realizam seus trabalhos como transmitidores de notícias. Lá fora e aqui dentro do país, já tivemos diversos casos. O mais recente foi o da repórter da afiliada da TV Globo, no Guarujá, que foi assaltada por um meliante de bicicleta enquanto entrevistava um pessoa ao vivo num estacionamento naquela cidade.
Geooger Clooney como o papel do “amigo dos telespectadores” e Julia Roberts fazendo o papel de sua diretora levam isso em mente e são muito bem dirigidos. Melhor dizendo: como dois grandes astros no cinema, eles atuam fazem seus papéis de forma brilhante, trazendo à tona a questão do mundo do crime sempre querer aparecer, sempre querer ser ouvido pela mídia “tradicional”.
O filme marca também pelas doses de realismo em que o tal meliante assalta o canal de TV para contar a sua versão da história. Jack O´Conell mostra a fragilidade deste mundo e quase um grito de socorro na cena em que fala com a namorada ao vivo por uma transmissão ao vivo na TV. O ator, terceiro pilar deste jogo, atua muito bem também.
Afastada desde 2011, quando dirigiu Um Novo Despertar, filme com Mel Gibson, para os cinemas e alguns episódios para duas potências de seriados do Netflix, House Of cards e Orange Is The New Black, Jodie Foster estrela a sua redenção perante aos cinéfilos e ao público que gosta de assistir a um bom thriller. Boa!
A fotografia e a trilha sonora são boas para dar mais ainda aquela inquietude ao espectador e ao mesmo tempo um soco no estômago de tanta veracidade no realismo. O Jogo do Dinheiro pode ser considerado como o novo O Show de Truman, de 98, com Jim Carrey, ou O Quarto Poder, com Dustin Hoffman, de 97.
Com um filme como este, fica proibido não assistir com os amigos, familiares, namorada (o) e não discutir depois entre amigos. Principalmente porque estamos vivenciando este realismo neste momento tão conturbado de nosso modo de vida global. Bom filme!
::: TRAILER
FICHA TÉCNICA
Título: Jogo do Dinheiro (Money Monster, no original)
Direção: Jodie Foster
Elenco: George Clooney, Julia Roberts, Jack O’Conell , Dominic West, Caltriona Balf, Giancarlo Esposito
Roteiro: Jamie Linden, Alan DiFiore
Distribuidora: Sony Pictures Brasil
Gênero: Crime, Drama, Thriller
Duração: 98 min
País: Estados Unidos
Ano: 2016