CRÍTICA | ‘John Wick 3: Parabellum’
Adriano Valente
É incrível e curioso a maneira como eu – e acredito que grande parte de quem está lendo – ainda se surpreende com filmes de ação ao estilo John Wick 3: Parabellum (John Wick: Chapter 3 – Parabellum)! Histórias já contadas inúmeras vezes – e de inúmeras maneiras – que ainda me atraem ao cinema. E por quê? Por que é bem feito!
Leia mais:
– ‘BRIGHTBURN: FILHO DAS TREVAS’ TEM CENA INÉDITA DIVULGADA: VEJA!
– O QUE VIRÁ DEPOIS DE THANOS?
– ‘MALÉVOLA 2’ GANHA TRAILER: ASSISTA!
Parabellum, o subtítulo do filme estrelado por Keanu Reeves, não foi escolhido ao acaso, já que é oriundo do latim e significa “prepare-se para a guerra”. Faz todo sentido. E, se você ainda não assistiu o segundo filme, recomendo que faça isso antes de ir ao cinema, pois o terceiro longa começa exatamente do ponto em que o antecessor termina, com a 1 hora de John ainda rolando. O que significa ação e pancadaria logo no começo. E, aliás, que belas cenas! Todas apoiadas numa excelente trabalho da direção de fotografia, com belos planos e sequências. Dá-lhe contra-plongée! A câmera baixa ajuda muito na sensação dramática e na exaltação do poder e grandeza. A montagem do filme merece destaque também, pois a edição não deixa a peteca cair e cumpre seu papel.
O cinema, como entretenimento, deve ser fantástico, impossível e “mentiroso”! Com cenas que nos fazem duvidar da física! E é isso que nos atrai e que nos prende na cadeira! O diretor Chad Stahelski nos entrega tudo muito bem executado. Coreografias perfeitas, cenas frenéticas, ação em cima de ação, com muitos momentos de tensão, pancadaria, enfim,… Jackie Chan com certeza vai aprovar esse filme!
Em ótima forma, Reeves interpreta um John Wick, agora banido, tentando de todas as maneiras se safar das consequências que suas decisões trouxeram. Em sua busca por ajuda e redenção – e com a cabeça a prêmio por alguns milhões de dólares – fica difícil encontrar um amigo. Palmas para a atuação. A dedicação do ator é visível e convence até o mais exigente.
E, por falar em atuação, o longa conta com ótimas interpretações. Laurence Fishburne, Ian Mcshane, Halle Berry… ninguém decepciona. E Anjelica Houston? Sim, a eterna Mortícia da Família Addams ficou ótima em seu personagem.
John Wick 3: Parabellum abre caminho para o que promete ser uma sequência bem interessante do universo do personagem. O que é mais interessante ainda, visto que o primeiro filme não deixou pontas claras para uma sequência. Roteiro e criação fizeram um ótimo trabalho nesse ponto e, por mais que já seja a velha história previsível, ela é muito bem-vinda.
P.S.: Senti falta do Mustang.
::: TRAILER
::: FICHA TÉCNICA
Título original: John Wick: Chapter 3 – Parabellum
Direção: Chad Stahelski
Elenco: Keanu Reeves, Halle Berry, Jason Mantzoukas, Laurence Fishburne, Ian Mcshane, Anjelica Houston
Distribuição: Paris
Data de estreia: qui, 16/05/19
País: Estados Unidos
Gênero: ação
Ano de produção: 2018
Duração: 131 minutos
Classificação: 16 anos