Crítica de Filme | Joy – O Nome do Sucesso
Alyson Fonseca
Nova Iorquina, Joy Mangano sempre se mostrou criativa, desde criança. Formou-se em Administração de Empresas e teve três filhos, dos quais cuidou como mãe solteira. Mangano é conhecida por suas diversas invenções, são mais de 100 (cem) patenteadas. Ela abriu sua própria empresa de venda destes produtos e se tornou famosa pelas inovações. Atualmente, seus negócios se expandem e Joy participa de canais de venda na televisão, o HSN (Home Shopping Network) e o QVC (Quality, Value, Convenience). Seu negócio tem associação com diversos artistas e outros produtos. É considerada uma das 10 mulheres mais criativas em negócios. Nesta quinta-feira (21/01) estreia a cinebiografia sobre sua vida nos cinemas, o cineasta David O. Russel explora esta brilhante história em Joy: O Nome do Sucesso.
Inspirado em uma história real, o filme mostra a emocionante jornada de uma mulher que é ferozmente determinada a manter sua excêntrica e disfuncional família unida em face da aparentemente insuperável probabilidade. Motivada pela necessidade, engenhosidade e pelo sonho de uma vida, Joy triunfa como a fundadora e matriarca de um bilionário império, transformando sua vida e a de sua família.
Quem faz o papel-título é a vencedora do Oscar® Jennifer Lawrence (O Lado Bom da Vida) e faz uma atuação marcante na pele de uma mulher de sucesso responsável pelo desenvolvimento de diversas de suas invenções, entre elas, uma ferramenta de limpeza para casa em que não fosse necessário tocar, parar, torcer ou enxugar, chamado de . Popular entre as mulheres, essa forte figura passou por muitos obstáculos na vida, criou seus três filhos e atingiu a riqueza se tornando apresentadora de um canal de vendas. Em Joy, Lawrence está mais uma vez indicada a estatueta de Melhor Atriz na maior premiação do Cinema.
Uma curiosidade, o filme marca o reencontro do trio de atores Jennifer Lawrence, Robert De Niro e Bradley Cooper com o diretor e roteirista David O. Russell, que trabalharam juntos em O Lado Bom da Vida.
Não falta garra para Joy correr atrás dos seus sonhos para conseguir o sucesso, mas o problema está na pesada carga familiar que ela não pode dispensar – mãe depressiva (Virginia Madsen), que passa o dia trancada no quarto assistindo novelas; um pai inseguro (Robert De Niro), meia-irmã muito invejosa e sabotadora (Elisabeth Römm), ex-marido sonhador e ainda vivendo sob seu teto (Edgar Ramirez). Só a avó (Diane Ladd) quem realmente não lhe causa problemas e a incentiva a correr sempre atrás dos seus objetivos.
Como em uma montanha-russa, altos e baixos não faltam enquanto Joy entra no temível mundo dos negócios, em que sofre o pão que diabo cuspiu, pisou e amassou também nas mãos de sua primeira patrocinadora, a nova namorada do pai, Trudy (Isabella Rossellini), fornecedores desonestos, advogados incompetentes e outros obstáculos ao seu sucesso, que em certo momento levará o espectador a questionar se realmente ele conseguirá?
Brilhante, com uma direção competente e um elenco que dispensa todos os comentários, Joy: O Nome do Sucesso é a grande estreia da semana e que deixará uma lição de vida para quem quer chegar ao sucesso: nunca se deve abrir mão dos seus sonhos.
TRAILER:
FICHA TÉCNICA:
Título Original: Joy
Ano: 2015
Estreia: 21/01/2016
Gênero: Biografia, Drama
Duração: 102 min.
Roteiro: Annie Mumolo
Direção: David O. Russell
Elenco: Jennifer Lawrence, Robert De Niro, Édgar Ramírez, Diane Ladd, Virginia Madsen, Isabella Rossellini, Elisabeth Röhm, Dascha Polanco e Bradley Cooper
Distribuição: Fox Film do Brasil
Acesse o site oficial do filme, clicando aqui.