CRÍTICA | ‘Julieta’: O maior trunfo deste filme é a delicadeza do diretor com o universo feminino
Bruno Lopes
Doze anos depois do desaparecimento de sua filha Antía, Julieta (Emma Suárez) está prestes a se mudar de Madri para Portugal, com seu namorado Lorenzo (Darío Grandinetti). Entretanto um encontro inesperado com Beatriz (Michelle Jenner) uma antiga amiga de Antía, faz com que todo o sofrimento e frustrações da ausência de sua filha volte à tona, reascendendo assim, as esperanças de um dia reencontra-la.
Em sua nova produção, Almodóvar volta a explorar (e muito bem) as relações femininas, e todas as suas complexidades. Desta vez, ele fala sobre o relacionamento entre mãe e filha, ou a falta dele. O roteiro é muito bem escrito, estruturado, os diálogos são sutis, da para notar a paciência que o diretor tem em contar a estória, soltando informações aos poucos, o que deixa o publico deduzir algumas coisas. A trama intercala entre o presente e o passado, nas lembranças de Julieta, que é interpretada por duas atrizes (Adriana Ugarte, jovem e Emma Suáres, meia idade) que fazem um trabalho excepcional. O desenvolvimento de personagem é muito bem feito, o que deixa a protagonista interessante é a sua complexidade, percebemos dor, culpa, frustração, fragilidade, ansiedade, solidão, raiva, é uma personagem de varias camadas interpretativas.
Tecnicamente o filme traz as características já conhecidas de Almodóvar. A paleta de cores quentes, com uma predominância do vermelho, a ambientação é linda, o movimento de câmera desta vez é suave, nada muito inventivo, a trilha sonora compõe perfeitamente a atmosfera do filme, o deixando mais imersivo, o figurino intercala bem as fazes mostradas no longa, e representam bem o estado de espirito da protagonista, sendo assim uma extensão de sua personalidade.
Julieta fala sobre dor, culpa e depressão. Faz com competência um excelente estudo sobre as relações entre mães e filhas e sobre o efeito de uma grande perda pode fazer na vida de uma pessoa. A empatia que Almodóvar tem com o universo feminino e a delicadeza com que ele conta uma história são os maiores trunfos deste filme.
FICHA TÉCNICA
Elenco: Emma Suáres, Adriana Ugarte, Darío Grandinetti, Michelle Jenner, Daniel Grao, Inma Cuesta, Rossy de Palma, Priscilla Delgado, Blanca Parés
Direção: Pedro Almodóvar
Roteiro: Pedro Almodóvar,
Música: Alberto Iglesias
Produção: Agustín Almodóvar, Pedro Almodóvar, Esther García
Fotografia: Jean-Claude Larrieu
Edição:José Salcedo
País: Espanha
Duração: 96 minutos
Inspirado por contos de Alice Munro, vencedora do Prêmio Nobel de Literatura em 2013