Em 2014, Uma Aventura LEGO®, animação de comédia e aventura foi aclamada pela crítica especializada e tornou-se, pelo público, um grande fenômeno mundial, o que rendeu uma indicação ao Oscar® de Melhor Canção Original. Cheio de referências a cultura pop, a LEGO®, em parceria com grandes estúdios cinematográficos, criou uma interessante fórmula para adaptar suas peças de montagens, que fazem um verdadeiro sucesso no meio da criançada e jovens, para o cinema. O projeto deu tão certo, que eles não pararam por aí e já lançaram adaptações de Star Wars, Os Vingadores e, nesta quinta-feira (09/02), estreia em circuito nacional, sua mais nova aposta, LEGO Batman – O Filme (The LEGO Batman Movie), adaptação na versão LEGO® do homem-morcego, que já tinha feito uma ponta no filme original (que se autodescrevia como o protagonista), finalmente ganhou seu filme solo que pode chamá-lo de seu.
O filme mostra um Batman (Will Arnett) extremamente egocêntrico, ele leva uma vida solitária como o herói de Gotham City. Apesar disto, ele curte bastante o posto de celebridade e o fato de sempre ser chamado pela polícia quando surge algum problema – que ele, inevitavelmente, resolve. Quando o comissário Gordon se aposenta, quem assume em seu lugar é sua filha Barbara Gordon (Rosario Dawson), que deseja implementar alguns métodos de eficiência de forma que a polícia não seja tão dependente do Batman. O herói, é claro, não gosta da ideia, por mais que sinta uma forte atração por Barbara. Paralelamente, o Coringa (Zach Galifianakis) elabora um plano contra o Homem-Morcego motivado pelo fato de que ele não o reconhece como seu maior arqui-inimigo.
Desta vez, a LEGO® traz para os espectadores em geral uma produção sensacional que vai agradar todos. Mas, o filme também foi preparado, especialmente, para os fãs e não apenas do Batman e universo DC, mas de várias produções da Warner Bros. Pictures, que traz várias referências do mundo mágico de Harry Potter, O Senhor dos Anéis, King Kong, dentre outros. Além dessas referências que vai fazer os fãs ovacionarem, o roteiro, escrito criativamente a seis mãos por Seth Grahame-Smith (Sombras da Noite), Chris McKenna (American Dad!) e Erik Sommers (Homem-Aranha: De Volta ao Lar) que, juntos, dão asas as suas imaginações e criam uma narrativa cheia de tiradas inteligentíssimas. Nos diálogos, brincadeiras que vão dos logos dos estúdios e produtoras do filme, passando pelas “evoluções” de todos os filmes do Homem-Morcego, o que vão garantir boas risadas.
Sobre o universo do cavaleiro de Gotham, LEGO Batman – O Filme, traz todos os grandes vilões e os membros da “Liga da Justiça” estão por lá também. Respeitando o legado criado pela dupla Bob Kane e BillFinger, o próprio filme faz uma homenagem, principalmente, para os fãs mais antigos. Com um ótimo roteiro nas mãos, sobrou para a direção realizar uma animação que agrada das crianças aos idosos. A trilha sonora gira em torno de uma influência metaleira, muito legal, por sinal. Com os personagens foram bem trabalhados e como visto em Uma Aventura LEGO®, as cenas mostram como houve fidelidade com as montagens e encaixes das peças.
Na parte dramática, Bruce Wayne, percebe que, quando suas missões como Batman, acabam e ele volta para a mansão Wayne, seu egocentrismo dá lugar a solidão. Até que “sem querer”, surge a oportunidade de criar um filho, cuja adoção ele não sabia que havia se concretizado. Aqui, surge Robin, que é esse filho adotivo, o Dick Grayson (Michael Cera) e juntos, vão viver boas aventuras.
Vale destacar também a atuação dos dubladores brasileiros, que conseguiram adaptar alguns contextos para a realidade brasileira, o que só soma com a produção. LEGO Batman – O Filmeé a grande estreia da semana e uma ótima oportunidade de se divertir em família. Resta torcer para que a DC Comics aprenda com a animação e leve seu lado positivo para o seu universo cinematográfico, que vem divergindo opiniões entre seu público.
TRAILER:
FICHA TÉCNICA:
Título original: The Lego Batman Movie Direção: Chris McKay Roteiro: Seth Grahame-Smith Elenco: Will Arnett, Michael Cera, Rosario Dawson
3D Distribuição: Warner Data de estreia: qui, 09/02/17 País: Estados Unidos Gênero: animação Ano de produção: 2017 Classificação: livre
Alyson Fonseca
Crítico Cultural e Correspondente do Blah Cultural em Recife / Pernambuco.