Madres crítica do filme Amazon Prime Video Blumhouse terror

‘Madres’: eugenia e racismo em forma de terror

Matheus Soares

Eugenia era uma prática que considerada uma ciência baseada no Darwinismo Social. Ela teorizava que existiam raças superiores (brancos) e que só elas deveriam “reinar” enquanto as demais deveriam ser escravizadas ou extintas. Ao longo da nossa história temos vários exemplos de eugenistas, entre eles, Hitler e Monteiro Lobato.

Contexto histórico do filme

O filme Madres, que entrou recentemente do catalogo da Amazon Prime Video, é baseado em fatos. Ele traz a realidade vivida por mulheres latinas nas mãos de racistas eugenistas nos Estados Unidos. De acordo com a passagem final do texto, mais de 64 mil mulheres foram submetidas a esterilizações forçadas. Muitas se uniram e denunciaram o hospital, mas nenhuma vítima foi ouvida e nem indenizada.

Essa prática pode parecer extinta. Contudo, no ano de 2020, uma enfermeira estadunidense denunciou atos brutais contra imigrantes, geralmente latinas. Elas eram levadas para campos irregulares e submetidas a esterilizações. E como bons norte-americanos que praticam absurdo ao longo de décadas, negaram as acusações.

[youtube v=”_H8WiiIM3x4″]

Sinopse de Madres

Diana (Ariana Guerra) e Beto (Tenoch Huerta) são um casal formado por uma estadunidense e um mexicano, e estão esperando seu primeiro filho. Eles decidem se mudar para um local cheio de imigrantes. Contudo, uma lenda ronda a cidade, que afeta somente mulheres grávidas. Visões, aparições sobrenaturais e sintomas no corpo são prenúncios desse “corpo seco”. Acontece que o verdadeiro problema não é o espírito, mas sim as pessoas. Se é que se podemos chamá-las assim.

Vale a pena?

O filme Madres vai usar do terror típico da Blumhouse para mostrar uma história real. A produção do Amazon Prime Video tem um desenvolvimento inicial meio lento, mas vai esquentando ao longo do tempo. Essa noção de colocar uma maldição no meio de uma história de eugenia caiu com perfeição na narrativa.

As cenas de jump scares são bem-feitas, mas a trilha sonora entrega pouco, tirando os momentos de maior pavor do filme. Mas o longa-metragem peca, de verdade, em deixar de desenvolver melhor a curandeira local, chamada Anita (Elpidia Carrillo).

Durante todo o enredo, Anita parece saber muito sobre o espírito e até oferece proteção, mas esse seu conhecimento não é trabalhado e, no final, ela fica só com o papel da bruxa da maldição

Em suma, Madres é um filme que tenta assustar o espectador, mas também tem como intuito uma boa reflexão. Principalmente com a ascensão de tendências neofascistas e conservadoras ao redor do mundo.

Onde assistir ao filme Madres?

A saber, o filme Madres está disponível para assistir com exclusividade para assinantes do Amazon Prime Video desde sexta-feira, 8 de outubro de 2021.

Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Trailer de Madres, filme do Amazon Prime Video

[youtube v=”gtWOWq_Xgk8″]

Elenco do filme Madres, do Amazon Prime Video

Elpidia Carvalho
Tenoch Huerta
Kerry Cahill
Ariana Guerra
Evelyn Gonzalez

Ficha Técnica

Título original do filme: Madres
Direção: Ryan Zaragoza
Roteiro: Mario Miscione e Marcella Ochoa
Data de estreia: sex, 08/10/21
Onde assistir ao filme ‘Madres’: Amazon Prime Video
País: Estados Unidos
Gênero: terror, história real
Duração: 83 minutos
Ano de produção: 2021
Classificação: 16 anos

Matheus Soares

Math, para os chegados, historiador e escritor (pelo menos tenta). Quadrinhos, livros e filmes são sua paixão, mas passa longe de ser "cult" ou "cinéfilo". Todos saúdem a Matrix!
NAN