CRÍTICA | ‘Mártires’ confirma a desnecessidade de remakes

Adolfo Molina

Em quesitos mais amplos e gerias da indústria cinematográfica, uma das vertentes fílmicas com maior nível de produção são as readaptações de filmes previamente lançados. Em sua maioria, que não tenham sido produzidos no sistema comercial americano. Pois bem. Cada vez mais, esta crescente vem se instalando no meio de maneira coercitiva, trazendo inerentemente, críticas grandes devida à queda de qualidade – no âmbito comparativo – e também pela disruptura do contexto original da obra.

Um dos casos mais recentes é “Mártires”, terror americano lançado esse ano, que readaptou o francês “Martyrs”, de 2008. A história aborda a história de uma garota que fora submetida a abusos e cárcere ao longo de sua infância. Quando escapa, deseja recorrer à vingança e ir atrás daqueles que a mantiveram em cativeiro. Paralelo à isto, há a questão sobrenatural, pois a garota é sempre atormentada por uma espécie de entidade demoníaca.

Todavia, além da problemática do remake por si só, há também o ponto de o próprio filme ser tão ruim e sem sentido, que faz com que todos os tipos de análises submetam a julgar o real sentido da construção deste filme.

Personagens com atitudes irresponsáveis e insensatas. Adesão de fórmula já batida em relação à construção e exercício do gênero – seja pelo posicionamento das câmeras que prepara o telespectador para o susto (jumpscare) ou por personagens intrínsecos à perversidade da trama com propósitos estúpidos -, além da enfadonha falta de empatia dos protagonistas, descaracterizando a intenção de usar a jornada do herói para tal.

Sob um olhar de parcimônia, o apelo ao visual grotesco causa certo incômodo pela naturalidade da ação, mas nada que ocasione uma significativa melhora no longa-metragem. Roteiro confuso com elementos aleatórios e difusos. O uso de ciência com religião foi bisonho, além de garantir furos de roteiro risíveis. Atuações sofríveis e desfecho horrendo finalizam uma inciativa fraca e torpe.

Trailer


Ficha técnica
Título original: Martyrs
País de produção: Estados Unidos
Lançamento: qui, 05/05/2016
Direção: Kevin Goet e Michael Goetz
Distribuição: California Filmes
Elenco: Troian Bellisario, Bailey Noble, Kate Burton, Caitlin Carmichael

Adolfo Molina

Jornalista hiperativo, estranho e que ama falar e escrever. Sou o que sempre busco ser. Comunicar e mudar as pessoas. Levar o bem através de tudo que amo!
NAN