CRÍTICA | ‘Medo Profundo’ representa bem o gênero de filmes com baixo orçamento
Ricardo Matui
Apesar de ter sido lançado no exterior em 2016, Medo Profundo (47 Meters Down) só estreou no Brasil no último dia 08 de março. A trama, em si, fica em torno das irmãs, Lisa e Kate, que, aparentemente, estão de férias no México, porém, se descobre que o noivo de Lisa a largou, insinuando que ela era muito entediante. Sendo assim, Kate, como é o oposto da irmã entediante, tenta convencê-la a fazer algo para chamar atenção do noivo, que, no caso, é mergulhar em uma jaula no mar entre tubarões brancos. Quer maior prova que essa?
Mas é claro que algo daria errado e a pior das coisas acontece quando as irmãs vão para o barco, já se vê que ele não é aquela maravilha que estavam esperando, pois parece mais um barco de pesca adaptado e velho. Quando elas entram na jaula para ver aqueles tubarões magníficos embaixo da água, sentem um solavanco e se desesperam (quem não se desesperaria certo?). Então, de repente, elas despencam no mar profundo, juntamente com o guincho velho do barco, as prendendo no fundo do mar, a exatamente 47 metros abaixo (daí o nome original do longa).
Aí que começa a nossa original trama. Presas e desesperadas, com o cilindro de oxigênio limitado e sendo consumido rapidamente pelo desespero delas, elas descobrem que não podem subir nadando de uma vez, pois podem morrer por causa da descompressão. Além disso, existem tubarões famintos querendo um pedaço das mocinhas. E assim o filme continua, praticamente inteiro, focado nas duas tentando fazer de tudo o possível, com aquela sensação de que sempre alguma coisa irá acontecer. De um simples machucado que se torna fatal até uma perseguição de tubarões.
Medo Profundo realmente transporta o espectador para o fundo do mar, com sua beleza e temor ao mesmo tempo. Você não tem tempo de respirar, pois sempre está acontecendo algo com as protagonistas. O filme, porém, fica por aí mesmo. Não tem uma trama muito profunda sobre a vida das personagens principais, focando somente nos momentos de desespero delas mesmo, como se fosse um capitulo rápido da vida, um momento de superação, vamos dizer assim. Para pensar muito bem antes de fazer essas loucuras.
Apesar de ser uma produção de baixo orçamento, Medo Profundo realmente mostra a que veio: nada de surpresas ou muita coisa envolvida. É um filme sólido e representa bem o gênero B.
::: TRAILER
::: FOTOS
::: FICHA TÉCNICA
Título original: 47 Meters Down
Direção: Johannes Roberts
Elenco: Mandy Moore, Claire Holt, Matthew Modine
Distribuição: PlayArte
Data de estreia: qui, 08/03/18
País: Reino Unido, Estados Unidos, República Dominicana
Gênero: suspense
Ano de produção: 2017
Classificação: 14 anos