CRÍTICA | ‘Megatubarão’, um “pipocão” divertido

Ricardo Matui

Quem não já se viu em algum sonho no meio do mar sendo atacado por um tubarão sanguinário? Bom, Megatubarão (The Meg) é um filme para rever seus maiores temores. O longa, além trazer para o espectador as belezas do mar, os coloca em uma situação realmente assustadora em meio a um monstro pré-histórico chamado Megalodon, o maior tubarão dos mares.

Tubarões: Os gigantes das telonas que nunca saem de moda

O filme começa com Jonas (Jason Statham), que faz parte de um grupo de salvamento submarino, em apuros com sua equipe tentando resgatar o máximo de sobreviventes de um submarino nuclear avariado. Porém, quando ele volta com um sobrevivente para o veículo de salvamento, ouve um barulho alto e decide fechar a escotilha com os oito sobreviventes lá dentro. O submarino implode, causando uma enorme explosão subaquática. Por esse incidente, Jonas é condenado pela morte dos que ainda estavam vivos e, sendo assim, termina levando uma vida pacata no meio do nada.

CRÍTICA | ‘Virgens Acorrentadas’ é uma gororoba sem definição

Como não se pode fugir do passado, sua ex-mulher – que é exploradora – está no fundo do mar tentando desvendar um mistério com algo que chamam de “termoclima”. Aparentemente, existe um tipo diferente de vida marinha escondido, sem ser visto por vários anos. Após esses acontecimentos, o filme realmente começa, com várias cenas muito bem montadas, com perseguição em alto mar, ficando cada vez mais perigoso para todos os envolvidos.

CRÍTICA | ‘Acrimônia’ é que nem Denorex: parece, mas não é!

Um dos destaques é a filha da Suyin (Sophia Cai), que traz nessa trama uma inocência muito boa, em como as crianças vêem o mundo através de um incidente desses. E, claro, tentando falar para a mãe o que seria um pai ideal para ela. Para quem gosta de teorias cientificas sobre o oceano, irá se surpreender com algumas abordadas em Megatubarão, surpreendentemente bem plausíveis no mundo real. Um exemplo? Aparece até uma lula gigante quase destruindo um tipo de submarino com seus tentáculos, mas é morta pelo nosso Megalodon.

CRÍTICA | Vocês nunca mais visitarão a cozinha de um restaurante após ‘O Animal Cordial’


 

Os efeitos são realmente bons, principalmente quando se tem uma praia cheia de gente e tendo que interagir com um tubarão faminto, ou quando se está lutando com um monstro desses embaixo d’água. Todos os detalhes foram colocados nos momentos certos.

‘Hotel Transilvânia 3: Férias Monstruosas’ invade suítes da marca Novotel

Embora não seja nada inovadora, Megatubarão tem uma história divertida, que consegue envolver o espectador do começo ao fim, cumprindo com o objetivo de ser um filme-pipoca. Vale mais para os adultos do que para as crianças, que podem sair traumatizadas e com medo de nunca mais quererem entrar em um mar novamente. Dúvida? É só lembrar de um tal “Tubarão” de um cineasta “pouco conhecido” chamado Steven Spielberg. Se você for jovem, pergunte aos seus pais o que essa obra provocou na geração mais antiga…

LEIA mais CRÍTICAS de FILMES

::: TRAILER

::: FICHA TÉCNICA

Título original: The Meg
Direção: Jon Turteltaub
Elenco: Jason Statham, Li Bingbing, Rainn Wilson
Distribuição: Warner
Data de estreia: qui, 09/08/18
País: Estados Unidos
Gênero: ação
Ano de produção: 2018
Classificação: 10 anos

Ricardo Matui

NAN