CRÍTICA | ‘Mormaço’ impressiona por crítica social e atmosfera sufocante
Cadu Costa
O Rio de Janeiro viveu recentemente o auge do seu crescimento econômico. Desde a confirmação do Brasil como sede da Copa 2014 e o Rio das Olimpíadas em 2016, a cidade se viu envolvida numa espiral de esperanças e legados que a transformariam na menina dos olhos do mundo. Durante um tempo, foi verdade. Existem algumas melhorias realmente, no entanto fica uma pergunta: a que preço? Pra tentar mostrar um pouco da verdade sobre o que realmente aconteceu, lhe apresentamos Mormaço, da diretora Marina Meliande.
Com promessa de resistência, encerramento do Rio Fantastik Festival consagra ‘A Sombra do Pai’
Roteirizado pela própria Marina, em parceria com Felipe Bragança, Mormaço nos traz Ana (Marina Provenzzano), uma jovem advogada carioca que luta para impedir o despejo inteiro da comunidade Vila Autódromo por conta dos Jogos Olímpicos do Rio. Em meio a essa batalha judicial, aparecem manchas no seu corpo sem nenhuma explicação. Somado a isso, um grande amor surge na vida pessoal.
CRÍTICA | ‘Los Silencios’, uma fábula sobre solidão e direitos humanos
O filme após exibições em festivais pela França, Alemanha e Holanda, e em Gramado-RS, esteve no Rio Fantastik Festival e destacamos a atmosfera sufocante provocada tanto pelo infernal calor carioca quanto pelo desenrolar dos eventos que Ana enfrenta. Tudo é angustiante: seja o drama real dos moradores da Vila Autódromo – Sandra Maria, uma das lideranças da comunidade, foi incorporada ao elenco e a derrubada da casa de sua filha incluída no filme – seja a doença misteriosa que aflige a protagonista e transforma sua personalidade.
CRÍTICA | ‘Christabel’, poesia e luxúria num filme aterrorizante
A cineasta Marina Meliande define bem claro onde estão os vilões num tom politizado e oferece voz pra quem realmente sofreu no momento que outros soltavam fogos. Sua crítica não tem sutileza para apontar e responsabilizar os culpados. É mordaz, furiosa e esfrega o sentimento de ‘legado olímpico’ na cara daqueles que olham de cima para baixo no Rio de Janeiro. Com certeza, um dos melhores filmes dessa mostra.
*Filme visto na programação do 3º Rio Fantastik Festival.
::: TRAILER
::: FICHA TÉCNICA
Direção: Marina Meliande
Elenco: Marina Provenzzano, Pedro Gracindo, Analu Prestes, Igor Angelkorte
Estúdio / Distribuição: Vitrine Filmes
Data de estreia: ter, 20/11/18
País: Brasil
Gênero: Drama
Ano de produção: 2018
Duração: 97 minutos
Classificação: 14 anos