Crítica de Filme | Norm e os Invencíveis
Demétrius Carvalho
Com estreia prevista para esta quinta-feira (31/03), Norm e os Invencíveis (Norm Of The North) busca despertar nas novas gerações o interesse em cuidar da natureza. Com uma linguagem bem infantil, de fácil compreensão, a animação da Lionsgate – com distribuição da Imagem Filmes aqui no Brasil – promete agradar bastante a criançada.
Norm é um urso polar predestinado pelo avô desaparecido a ser o rei do Polo Norte, mas desacreditado e motivo de piada por todo o ártico por ter desenvolvido habilidades estranhas que inclui falar com os homens, assim como o seu lado sentimental que o fez dispensar as focas que deveriam ser seu alimento natural.
Como as coisas sempre podem “piorar”, a especulação imobiliária chega por lá pelas mãos do senhor Greene e esse precisa ganhar a opinião pública para conseguir levar adiante seu plano financeiro e sem escrúpulos sobre os malefícios que podem ser gerados para Norm e os outros habitantes. Seguindo os ensinamentos de seu avô, Norm, com 3 lemingues resolvem ir para Nova York para salvarem o continente gelado.
Com uma trama de redenção, Norm e os Invencíveis tem roteiro do estreante Derek Elliott. De forma sagaz, o roteirista usa referências de filmes famosos como “O Rei Leão”, “O Senhor dos Anéis” e “Titanic” para fazer piada ou mesmo emocionar, fugindo assim da obviedade. O diretor Trevor Wall, que também estreia em longas-metragens, apresentar os principais personagens de forma simples e eficaz, além de utilizar de forma competente a trilha sonora para impulsionar a trama. A animação ainda traz uma curiosidade: ela introduz – de forma discreta – a questão da homossexualidade em um desenho infantil, mas (para a alegria de preconceituosos, religiosos e afins) é tão sutil que poucos vão compreender.
Portanto, pais, avós, titios e etc, preparem-se para levar a criançada para ver Norm e os Invencíveis. Certamente eles vão gostar. Os adultos nem tanto.
FICHA TÉCNICA:
Título original: Norm Of The North
Gênero: Animação
Direção: Trevor Wall
Roteiro: Daniel Altiere, Steven Altiere
Elenco: Bill Nighy, Charles Adler, Colm Meaney, Debi Derryberry, G.K. Bowes, Gabriel Iglesias, Heather Graham, Ken Jeong, Loretta Devine, Michael McElhatton, Rob Schneider, Salome Jens
Produção: Ken Katsumoto, Nicolas Atlan, Steve Rosen
Trilha Sonora: Stephen McKeon
Duração: 84 min.
Ano: 2016
País: Estados Unidos
Cor: Colorido
Estreia: 31/03/2016 (Brasil)
Distribuidora: Imagem Filmes
Estúdio: Assemblage Entertainment / Lionsgate / Splash Entertainment / Telegael
Classificação: Livre