O Date Perfeito

CRÍTICA | ‘O Date Perfeito’

Jorge Feitosa

Garoto conhece garota.

Qualquer adolescente com o mínimo de interesse em filmes e uma televisão, certamente, já assistiu ou ouviu falar dos filmes de John Hughes Jr. Afinal, o produtor, diretor e roteirista de cinema é criador dos mais conhecidos filmes de adolescente. Por exemplo? “Curtindo a Vida Adoidado”, “A Garota de Rosa Shocking” e “Clube dos Cinco” são alguns deles. Definitivamente, suas obras definiram a categoria dos teen movies. Até mesmo porque elas abordavam com leveza todos os anseios, dramas e aspirações dessa faixa etária ainda em busca de seu lugar no mundo.

Leia mais:

ANIMA MUNDI EM RISCO: SAIBA COMO AJUDAR NA REALIZAÇÃO DO FESTIVAL
CRÍTICA | ‘THE PERFECTION’
CRÍTICA | ‘JUNTOS PARA SEMPRE’

A história

O Date Perfeito (The Perfect Date) é mais um que bebe dessa fonte. O filme conta a história do adolescente Brooks Rattigan (Noah Centineo). O jovem divide a vida entre a escola e o trabalho com Murph (Odiseas Georgiadis) e mora com o pai, Charlie (Matt Walsh).

Ele sonha em adentrar a prestigiada Universidade de Yale em vez da faculdade pública onde trabalha o pai. Isso facilitaria muito a vida de ambos. Mas, após se dar bem em um encontro arranjado com Celia Lieberman (Laura Marano), tem a ideia de criar um aplicativo onde faz as vezes de acompanhante de mulheres.

O Date Perfeito

Roteiro salva direção pouco inspirada

Como tais aplicativos de companhia realmente existem e apesar da direção pouco inspirada de Chris Nelson, o roteiro de Steve Bloom e Randall Green, juntamente com a montagem de Ben Baudhuin, Tara Timpone e Brad White, fazem um uso inteligente dos malabarismos do protagonista para se adequar a cada encontro em comparação com sua própria vida pessoal, ausente de sentido – por mais que seja um estudante bem-sucedido – e com um vazio amplificado por um mundo conectado onde a imagem é o que vale.

Esse vazio também se estende a outros personagens. A própria Celia, por exemplo, é a “inteligentinha” que tenta conquistar um crush tapado disfarçado de culto. No entanto, assim como o protagonista, acaba descobrindo que manter as aparências não leva à felicidade nos relacionamentos.

O Date Perfeito

Sorvete de baunilha

Falar mais seria entregar a história. Noah é o queridinho da vez da Netflix e o restante do esforçado elenco repete os clichês desse tipo de filme. O longa, por outro lado, tem uma trilha sonora agradável e, vez por outra, faz referências com o figurino de Laura Marano.

Por fim, O Date Perfeito não está no nível dos clássicos de Hugues ou de obras mais recentes como “O Maravilhoso Agora” e “Quase 18”. A produção dos teen movies, porém, não para e sempre se adapta ao cotidiano dos adolescentes. São filmes que conseguem elevar um pouco o espírito mesmo não sendo grandes arroubos. Afinal, como lembra um dos personagens, até mesmo um sorvetinho de baunilha tem seu valor.

::: TRAILER

::: FICHA TÉCNICA

Título original: The Perfect Date
Direção: Chris Nelson
Roteiro: Steve Bloom, Randall Green
Elenco: Noah Centineo, Laura Marano, Odiseas Gerorgiadis, Camila Mendes, Matt Walsh
Distribuição: Netflix
Data de estreia: sex, 12/04/19
País: Estados Unidos
Gênero: comédia
Ano de produção: 2019
Duração: 90 minutos
Classificação: 12 anos

Jorge Feitosa

@jorgefeitosalima
NAN