CRÍTICA | ‘O Mau Exemplo de Cameron Post’
Fernando Coutinho
É extremamente comum que os filmes estrangeiros recebam títulos totalmente diferentes do original ao serem lançados em terras tupiniquins. Muitas vezes, por trazerem expressões idiomáticas ou referências que não fariam sentido ao serem simplesmente traduzidas.
Leia mais:
– BAÚ DO BLAH! | ‘UM LUGAR CHAMADO NOTTING HILL’ (1999)
– CRÍTICA | ‘CÓPIAS: DE VOLTA À VIDA’
O Mau Exemplo de Cameron Post, no original The Miseducation of Cameron Post, é um caso em que houve pouca alteração em relação ao título original. Mas dada a visão que é tratada no filme, talvez o “Mau Exemplo” tivesse sido mais bem traduzido como “Má Educação”.
O filme, se passa nos idos de 1993, onde a adolescente Cameron, vivida pela jovem talentosa e competente Chloë Grace Moretz, é flagrada pelo namorado transando com a melhor amiga numa “escapada” em pleno baile de formatura.
Orfã e vivendo com uma tia religiosa, ela é forçada a ir para um centro religioso de terapia para conversão gay, que afirma curar os jovens que sofrem de APMS – Atração Pelo Mesmo Sexo. No centro, Cameron é submetida a uma disciplina mais rígida e métodos dúbios de “desgayzificação” (uma vez que não fica claro nenhum traço de embasamento ou uso da psicologia nessa terapia, nem mesmo como auxílio para as crises e dúvidas), porém, passa a ter contato com outros jovens em situações similares, de estarem lá forçados pela família e também alguns que parecem realmente buscar uma cura. E nesse meio, Cameron precisa se enquadrar, questionar a si e ao processo a que está sendo submetida.
Dirigido por Desiree Akhavan e baseado no romance homônimo de Emily M. Danforth, o filme estreou no Sundance Film Festival, onde foi vencedor do prêmio pelo Grande Júri em 2018. Venceu ainda outros 3 prêmios de um total de 13 indicações.
O Mau Exemplo de Cameron Post é um bom filme, que conta uma história por meio de fatos, provocando reflexão sem fazer juízo de valores. Um longa para se assistir e pensar, e não para promover julgamentos.
::: TRAILER
::: FICHA TÉCNICA
Título original: The Miseducation of Cameron Post
Direção: Desiree Akhavan
Elenco: Chloë Grace Moretz, Steven Hauck, Quinn Shephard
Distribuição: Pandora Filmes
Data de estreia: qui, 18/04/19
País: Estados Unidos
Gênero: drama
Ano de produção: 2019
Duração: 91 minutos
Classificação: 16 anos