CRÍTICA | Envolvente, ‘O Mecanismo’ (1ª Temporada)

Giovanna Landucci

*Essa crítica é baseada nos três primeiros episódios de O Mecanismo liberados para a imprensa:

Baseada em fatos reais e acontecimentos do governo brasileiro, O Mecanismo é uma trama emblemática e envolvente inspirada no livro “Lava Jato – O Juiz Sergio Moro e os Bastidores da Operação que Abalou o Brasil”, de Vladimir Netto. Escrito por Elena Soarez (“Filhos do Carnaval”, “Eu Tu Eles” e “Casa de Areia”) e Sofia Maldonado, parece que serão os oito episódios mais sinistros que você já viu. Com os três primeiros, já temos um twist, a perda de um personagem importante, e conseguimos ter uma visão abrangente do que vem pela frente!

O Mecanismo | Elenco, diretores e famosos prestigiam lançamento da série no Rio

Ao som de “Bichos Escrotos”, dos Titãs, já utilizando a trilha sonora como forma de crítica a toda a corrupção que nosso país está envolvido e com uso de momentos históricos em forma de “tiradinhas” para que o espectador consiga se ambientar e relembrar o que realmente ocorreu, essa série retrata nossa realidade de uma forma bem detalhada (embora fictícia). Os detalhes são importantes, porém, será algo que deixará cada capitulo muito comprido, com a impressão de que nunca vai acabar.

O Mecanismo | Para José Padilha, série da Netflix sobre a Lava Jato conta história da operação que ‘mudou o país’

A vinheta de O Mecanismo já revela algo que é mencionado no primeiro capítulo pelo personagem de Selton Mello, Marco Ruffo. Ele é um policial federal que investiga uma operação de lavagem de dinheiro, mas que é tido como “maluco” pela Procuradoria e Ministério Público, pois acredita que um “figurão” chamado Ibrahim é autor da falcatrua e, por isso, dedica todo seu tempo na investigação desse escândalo. Ruffo tem uma parceira de trabalho, Verena (vivida por Caroline Abras), que chega a parecer uma personagem secundária, mas, a partir do segundo episódio, torna-se uma das narradoras-personagem, que traz uma ótica feminista e empoderada para a série.

LEIA MAIS CRÍTICAS DE SÉRIES AQUI

Do mesmo criador de “Narcos” e “Tropa de Elite”, a série, nos primeiros capítulos, já conta com grandes detalhes o maior escândalo de corrupção e lavagem de dinheiro de todos os tempos. E pode parecer que revela tudo de cara, mas a trama só está começando. Entre gírias, palavrões e uso de expressões, O Mecanismo tem uma linguagem informal que coloca o espectador dentro do mundo da Polícia Federal como representação desse cotidiano. Vale a pena conferir essa temporada que propõe desvendar engrenagens da corrupção de nosso país e mostrar com detalhes como o sistema é falho.

Gravada em São Paulo, Curitiba, Brasília e Rio de Janeiro, não sentimos muito essas, apenas por breves menções ou o uso de mapas. No entanto, senti falta de algumas referências como, por exemplo, as bandeiras, ou Masp para São Paulo, o Cristo Redentor para Rio de Janeiro, e por aí vai.

O diretor Marcos Prado disse que foram misturados momentos históricos como fizeram em “Narcos”. Um exemplo forte disso é o momento em que a ex-presidenta está ensaiando seu discurso e fala sobre “estocar vento”. É claro que, nesse momento, o espectador relembra situações reais.

Assista em netflix.com/omecanismo e confira os episódios marcantes e envolventes que, quase como uma sátira, está muito parecido com o que acompanhamos do escândalo da Petrobras (chamada PetroBrasil na série), tão similar à realidade que conseguiremos encaixar as peças nesse divertido – e triste, ao mesmo tempo – quebra-cabeças. O Mecanismo estreia dia 23 de março e promete ser uma das produções mais polêmicas do ano!

::: TRAILER

::: FOTOS

*FOTOS: Divulgação/Netflix

::: FICHA TÉCNICA

Direção: Ep. 1 – José Padilha // Eps. 2 e 3 – Felipe Prado (Partiu, Tropa de Elite) // Eps. 4, 5 e 6 – Marcos Prado // Eps. 7 e 8 – Daniel Rezende (Cidade de Deus, RoboCop, A Árvore da Vida, Bingo: O Rei das Manhãs)
Criação: José Padilha, Elena Soárez
Produção executiva: José Padilha, Marcos Prado
Produção: Zazen Produções
Elenco: Selton Mello, Carol Abras, Enrique Diaz, Lee Taylor, Antonio Saboia, Jonathan Haagensen, Alessandra Colasanti, Leonardo Medeiros, Otto Jr., Susana Ribeiro, Osvaldo Mil
Lançamento: 23 de março de 2018
Número de episódios: 8
Gênero: Drama Político
Temporada: 1
Classificação: 16 anos

Giovanna Landucci

Publicitaria de formação, sempre gostei de escrever. Apaixonada por filmes e séries, sim, posso ser considerada seriemaníaca, pois o que eu mais gosto de fazer é maratonar! Sou geek principalmente quando falamos de Marvel e DC. Ariana incontestável, acho que essa citação de Clarice Lispector me define "Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa, ou forte como uma ventania. Depende de quando e como você me vê passar." Ah, como é de se notar pela citação, gosto de livros e poesia também.
NAN