Oh, Ramona! Netflix (3)

CRÍTICA | ‘Oh, Ramona!’ (Netflix)

Jorge Feitosa

RBD escreve no Diário de um Banana a receita de uma American Pie.

Andrei (Bogdan Iancu) é um adolescente apaixonado pela bela Ramona (Aggy K. Adams). Tem a chance de transar com a garota em uma festa, mas se recusa por querer um relacionamento sério. Passa por aquele momento de humilhação básico e viaja com a mãe Alfred (Andromeda Godfrey), conhecendo a igualmente bela Anemona (Holly Horne), com quem chega aos “finalmentes” e se apaixona, pra variar.

Leia mais:

DIA DO ORGULHO LGBTI+ | TELECINE EXIBE ‘BOY ERASED’ E ‘O MAU EXEMPLO DE CAMERON POST’
CRÍTICA | ‘ELISA Y MARCELA’ (NETFLIX)
CRÍTICA | MEU ETERNO TALVEZ (NETFLIX)

Clichês que permeiam as comédias adolescentes

Produção romena falada em inglês, Oh, Ramona! faz uma colação descarada de todos os clichês que permeiam as comédias adolescentes. Dos uniformes descolados, passando pelas cores quentes que fazem alusão à paixão e ao sexo, até as piadas escatológicas de duplo sentido com tudo o que flui do corpo humano.

Apesar do esforço do design de produção caprichado, do figurino e do elenco carismático, as piadas até podem funcionar para aqueles que vão se lembrar do filme toda vez que enfiarem o dedo num doce ou numa fruta, mas o excesso de palavrões e até uma cena de mau gosto em que Ramona aparece com um hematoma no rosto tiram um pouco do brilho de um filme que tem lá seu charme.

Oh, Ramona! Netflix (1)

Na dúvida, transe

A diretora Cristina Jacob, por sua vez, é honesta em sua proposta de mostrar que, na adolescência, o afeto tem sua vez, porém não tem como escapar da libido que flui pelos poros juvenis (repare nos closes nos rostos dos atores). Dessa forma, até mesmo um nerd certinho e sem medo de ser ridículo, pode acabar se dando bem ao ter que escolher entre um anjinho e um capeta. Dilema em que qualquer homem hétero gostaria de se ver literalmente metido, mas a sorte só favorece os ousados.

Em suma, Oh, Ramona! não é uma grande obra cinematográfica e nem mesmo foi feita com esse intento, mas sua execução despachada (não desleixada) a torna simpática. Além disso, o exercício de metalinguagem no final deixa bem clara a sua mensagem sobre o que os hormônios querem. Ou seja, na dúvida, transe.

::: TRAILER

::: FICHA TÉCNICA

Título original: Oh, Ramona!
Direção: Cristina Jacob
Roteiro: Andrei Ciobanu, Alex Cotet, Cristina Jacob
Produtores: Daniel Iacob, Adrian Sarbu
Elenco: Aggy K. Adams, Holly Horne, Bogdan Iancu
Distribuição: Netflix
Data de estreia: sex, 01/06/19
País: Romênia
Gênero: comédia
Ano de produção: 2019
Duração: 109 minutos
Classificação: 16 anos

Jorge Feitosa

@jorgefeitosalima
NAN