ORANGE IS THE NEW BLACK

CRÍTICA| ‘Orange Is the New Black’ (7ª Temporada)

Paola Jullyanne

Ao longo de sete temporadas, “Orange Is the New Black” contou histórias de mulheres e suas experiências no sistema prisional dos Estados Unidos. A música escolhida para abertura da série é “You’ve Got Time”, de Regina Spektor, que quer dizer “Você tem tempo”. E tempo é algo muito precioso para as personagens desta trama, que estão sempre em busca de como viver da melhor maneira o período que foi estipulado para ficarem dentro da prisão. Neste último ano, confirmamos que a série nunca foi um conto de fadas, e sim uma produção crítica e reflexiva sobre problemas reais.

Leia mais:

NETFLIX | CONFIRA OS LANÇAMENTOS DE AGOSTO DE 2019
Relembre o que houve nas temporadas anteriores de OITNB
3ª TEMPORADA DE ’13 REASONS WHY’ GANHA TRAILER: VEJA!
NOVAS PROBLEMÁTICAS ABORDADAS

Amores, intrigas, amizades, injustiça, OITNB é um seriado que vai além do óbvio e conseguiu se reinventar durante todos esses anos.  A última temporada nos trouxe uma nova problemática, não só o sistema carcerário de prisões de segurança mínima ou máxima, mas também prisões para imigrantes que aguardam por julgamento de deportação. Contudo, novos personagens são inseridos na série e revemos alguns antigos que não participaram da temporada anterior. O casal protagonista Alex (Laura Prepon) e Piper (Taylor Schilling) enfrentam o dilema de manter uma relação à distância, agora que Piper foi libertada e Alex ainda precisa cumprir mais três anos de detenção.

Foto: Divulgação / Netflix

Com a chegada de uma nova diretora na prisão de segurança máxima de Litchfield, aconteceram mudanças significativas nas vidas das detentas. Enquanto novos programas de reabilitação eram implantados, a fim de prepará-las para a vida lá fora, uma pitada de esperança surgia na prisão. Entretanto, uma morte por overdose fez com que fossem instauradas revistas surpresas, dificultando assim o negócio de Dayanara (Dascha Polanco) e Aleida (Elizabeth Rodriguez). Por conta do fechamento da solitária, Glória (Selenis Leyva) e Red (Kate Mulgrew) voltam para seus blocos e têm a oportunidade de, juntas, comandarem a cozinha novamente. Um curso ministrado por Joe Caputo (Nick Sandow) faz com que as presas enfrentem seu passado e aprendam a lidar com a culpa por seus crimes.

VIOLÊNCIA EM SEGUNDO PLANO

Nesta temporada, OITNB não apresenta tanta violência quanto nas temporadas anteriores, pelo contrário, explora até o sentimento de alguns guardas. Aliás, a interação sexual entre as detentas também não é o foco deste ano, que se preocupou mais em tratar de outras questões. Temas como mutilação genital de mulheres em países do oriente médio e assédio sexual tiveram destaque. Por outro lado, racismo e machismo também foram temas bastante abordados ao longo da trama. E a conscientização deste problema é algo que vem sendo trabalhado anteriormente nas outras temporadas. O principal objetivo da série é – e sempre foi – mostrar as injustiças, bem como o sofrimento causado por um sistema prisional falho e um governo que faz vista grossa para tais irregularidades.

Foto: Divulgação / Netflix

Leia mais:

THE EXPANSE | CONFIRA O NOVO TEASER DA 4ª TEMPORADA
CRÍTICA | ‘THE BOYS’ (1ª TEMPORADA) – AMAZON PRIME VIDEO
NETFLIX LANÇA “SINTONIA” EM SÃO PAULO
LÁGRIMAS, SORRISOS E LEMBRANÇAS

Por fim, “Orange Is the New Black” é uma história sobre recomeços e oportunidades. Cada personagem apresentado teve sua importância e ficará marcado no coração dos fãs desta série. A saber, desde a sua estreia, em 2013, ela é uma das mais assistidas da Netflix. Pois bem, foram sete temporadas que nos ensinaram a perdoar, a confiar, a ser altruísta e ter empatia. Foi impossível não se identificar com a trajetória daquelas mulheres fortes e batalhadoras que, sobretudo, nos inspiram a sermos pessoas melhores. Lembre-se de todos seus rostos, lembre-se de todas suas vozes, tudo é diferente. (Remember all their faces / Remember all their voices / Everything is different).

::: TRAILER

::: FICHA TÉCNICA

Título original: Orange is the New Black
Temporada: 7
Episódios: 13
Criador (es): Jenji Kohan
Produtor: Neri Kyle Tannenbaum
Produtores Executivos: Jenji Kohan, Sara Hess,Tara Herrmann
Distribuição: Netflix
Produção: Lionsgate Television, Tilted
Elenco: Taylor Schilling, Laura Prepon, Michael J. Harney, Michelle Hurst, Kate Mulgrew, Jason Biggs, Uzo Aduba, Danielle Brooks, Natasha Lyonne, Taryn Manning, Selenis Leyva, Adrienne C. Moore, Dascha Polanco, Nick Sandow, Yael Stone, Samira Wiley. Jackie Cruz, Lea DeLaria, Elizabeth Rodriguez, Jessica Pimentel, Laura Gómez, Matt Peters, Dale Soules, Alysia Reiner
Data de estreia: sex, 26/07/19
País: EUA
Gênero: Drama, Comédia Dramática
Ano de produção: 2019
Classificação: 18 anos

Paola Jullyanne

Pernambucana/carioca, cinéfila de carteirinha e viciada em séries. Curto uma boa música e uma boa leitura, não sou apegada a padrões e adoro um desafio.
NAN