CRÍTICA | ‘Os Anarquistas’ tem ritmo intrigante, intenso e é um suspense constante
Marcello Alves
Com estreia prevista para 19 de maio, “Os Anarquistas” é a nova promessa francesa do momento. Estrelado pela maravilhosa Adèle Exarchopoulos de Azul é a cor mais quente, e o grande Tahar Rahim de O profeta, o longa dirigido por Elie Wajeman é um drama político agitado e engajado.
França, 1899, fabricas e industrias a mil pouco após a revolução industrial. Quem tem dinheiro comanda os meios de produção, quem não, vende a única coisa que pode, sua força de trabalho. Mas nem todos estão satisfeitos com a situação e o sistema em que vivem, anarquistas começam a formar grupos e se rebelarem e a polícia a investiga-los.
Jean Albertini (Tahar Rahim), é um jovem sargento selecionado para ir a Paris fingindo ser um trabalhador de fábrica, se infiltrar e descobrir tudo sobre um grupo de anarquistas que se forma principalmente por trabalhadores das indústrias da cidade, assim ele conhece A bela Judith (Adèle) e Elisée, alguns dos membros principais de um perigoso grupo anarquista.O momento em que Jean conhece Judith num bar enquanto ela lê uma carta de revolta é um dos pontos altos do filme, quase de se levantar e aplaudir! Jean é carismático e uma boa pessoa e logo consegue conquistar a confiança e adentrar ao grupo, mas conforme o tempo vai passando ele começa a questionar sua missão e o sistema em que vivemos, vendo razoes na revolta e nos ideais do grupo e se apegando muito aos seus membros, principalmente à apaixonante Judith.
Além da ótima trama política, com reflexões que se encaixam claramente na sociedade em que vivemos atualmente, diálogos sempre interessantes, e algumas citações de Bakunin e outros anarquistas famosos, o filme tem um ritmo intrigante, intenso e é de suspense constante, além do pontual final, que deixa a todos com um estranho gosto de “quero mais” Se você pretende escolher um só filme pra ir ao cinema assistir este mês, não tenha dúvidas e vá ver “Os Anarquistas”, é uma produção impecável, extremamente satisfatória, e com atuações incríveis, você com certeza não irá se arrepender.
FICHA TÉCNICA