CRÍTICA | Apesar do roteiro reciclado, ‘Pets – A Vida Secreta dos Bichos’ diverte e convence

Italo Goulart

A Ilumination Entertainment, a mesma responsável por “O Meu Malvado Favorito” e “Minions”, nos traz na próxima semana sua mais nova produção, Pets – A Vida Secreta dos Bichos, animação que é um sucesso absoluto de crítica e público nos EUA, e que alcançou rapidamente o posto de maior bilheteria de animação original (que não é derivada e nem continuação de nenhum outro filme) desde que estreou na Terra do Tio Sam em 8 de julho.

O sucesso se dá principalmente pelo marketing bem feito, desde que lançaram um teaser trailer há pouco mais de um ano e de mexer no imaginário de todos, de crianças a adultos, sobre o que acontece quando deixamos nossos animais de estimação sozinhos quando vamos trabalhar ou saímos para o colégio. Infelizmente, porém, o trailer mostrou demais e tudo que vimos nele resume toda a história do filme.

Na animação temos Max (dublado por Danton Mello), um cachorro que vive com Katie (voz de Aline Ghezzi) na imensa cidade de Nova Iorque. O cão é o centro da atenção de sua dona, recebe todos os mimos e carinhos da mesma, até que em um dia ela traz o gigante e desajeitado Duke (Tiago Abravanel) para casa. O ciúme de Max vai fazer com que os dois entrem em muitas encrencas, levando a enfrentar a carrocinha e a gangue de Snowball (dublado por Luis Miranda) o fofo coelho que tem pretensões de destruir os humanos.

secret-life-of-pets

Dirigido por Chris Renaud e Yarrow Cheney, Pets – A Vida Secreta dos Bichos cumpre seu papel de divertir, os personagens são bem explorados e desenvolvidos, o filme é bem colorido e a trilha sonora é bem fluida e interessante. Simples e dinâmico, não se prende em amarras filosóficas igual vimos em “Zootopia”. É engraçado e divertido, mas somente por um tempo, pois peca na falta de originalidade a ponto de no decorrer da animação bater a sensação de já termos visto isso antes, isso se dá principalmente pela proximidade da história com a vista em “Toy Story” (1995) e nos remeter facilmente a “Oliver e sua Turma” (1988).

O grande trunfo do longa é pegar um tema que agrada adultos e crianças e tratar disso com uma inocência e simplicidade com o único objetivo de fazer divertir. Mostrar o amor incondicional que os animais têm para com seu dono, transformar o comportamento animal e humano com todos seus estereótipos em algo divertido é digno de todo o mérito, evidenciar que mesmo numa cidade imensa como Nova Iorque, as pessoas ainda se sentem sozinhas e procuram num “pet” a cura da solidão.

Apesar do roteiro reciclado de “Toy Story”, Pets – A Vida Secreta dos Bichos é uma animação que diverte e convence.

TRAILER:

FICHA TÉCNICA:

Título original: The secret life of pets
Direção: Chris Renaud, Yarrow Cheney
Roteiro: Brian Lynch, Cinco Paul, Ken Daurio
3D
Distribuição: Universal
País: Estados Unidos
Gênero: animação
Ano de produção: 2015
Duração: 102 minutos
Classificação: Livre

Italo Goulart

NAN