CRÍTICA | ‘Sense8’ se despede de uma maneira encantadora

Giovanna Landucci

Sense8 conta a história de oito desconhecidos: Will Gorski, Riley Blue, Capheus “Van Damme” Onyongo, Sun Bak, Lito Rodriguez, Kala Dandekar, Wolfgang Bogdanow e Nomi Marks. Eles, estranhamente, conseguem interagir entre si mesmo estando em lugares diferentes e sem que outras pessoas os vejam.

Conheça ‘Os Inocentes’, a nova série original Netflix que promete explodir sua cabeça

Cada um deles é de uma cultura e um país diferente (exceto Will e Nomi, ambos americanos). Na primeira temporada, em seu cotidiano, todos – ao mesmo tempo, têm uma visão da violenta morte de uma mulher chamada Angelica e, a partir daí, descobrem estar mentalmente – e emocionalmente – ligados um ao outro, sendo capazes de se comunicar, sentir e apoderar-se do conhecimento, linguagem e habilidades alheias. A quem tem esse tipo de dom é dado o nome de Sensate, como referência a um trocadilho com a palavra sensate, de sensibilidade, de sentir. Cada episódio reflete os pontos de vista dos personagens, que interagem uns com os outros enquanto aprofundam as próprias origens, as próprias diferenças e as experiências passadas que possam uni-los.

CRÍTICA | Embora seja abaixo das anteriores, 6ª temporada de ‘Orange is the New Black’ toca mais uma vez em feridas importantes

Por ter uma necessidade de alto orçamento, já que é gravada em várias partes do mundo (inclusive takes feitos no Brasil, na parada Gay e utilizados na temporada anterior a esse episódio final), a Netflix optou, após uma enorme revolta de fãs com o cancelamento da série, produzir um episódio final muito rico em detalhes, que tentou não deixar nenhuma ponta solta para felicidade geral da nação.

Netflix apresenta o elenco completo de ELITE, segunda série original espanhola

Preparem-se, fãs de Sense8, pois esse capítulo revelou muitas coisas que ainda estavam em dúvida. Ele deixa o espectador preso por exatamente duas horas e trinta e um minutos de pura mágica e adrenalina, além de muita emoção.

CRÍTICA | Westworld – 2ª Temporada – Devaneios sobre um final grandioso [COM SPOILERS]

O episódio se inicia exatamente de onde parou a temporada anterior, quando Wolfgang foi preso pelo Whispers (ou Canibal como a gangue da Lilah costuma chamá-lo). Como Lilha sabia que ele buscava o Wolfgang e também o seu paradeiro por ser o único Sense8 desse cluster que ela conseguia manter contato, entregou onde ele estava. Mas Will e sua turma conseguem capturar Whispers, revertendo o jogo a favor deles. Porém, eles ainda têm que descobrir quem é o head da OPB e estão longe de consegui-lo. Wolfganfg acessa suas memórias de infância enquanto está sendo torturado pela OPB. A ideia dos Senseights é trocar Wolfgang por Whispers. Juntos, eles elaboram um plano, mas cada um em um espaço diferente, como sempre, acessando suas memórias, seus pensamentos e transformando em um lugar comum entre eles. Há outros clusters que colaboram com eles, no entanto, deixam dúvidas de que lado realmente estão.

Nova produção brasileira da Netflix terá Carolina Munhóz e Raphael Draccon na adaptação do roteiro

Antes, a maior parte das filmagens das cenas eram sob o ponto de vista e ótica de um ou mais Sense8. Agora temos um twist onde cada um de seus amigos ou companheiros de vida enxerga a situação, pois estão se unindo à causa para defendê-los. Como estamos entrando na vida intima de cada um deles porque seus companheiros, amigos e familiares estão descobrindo quem eles são, ou melhor, como eles são, a câmera sempre tem um ângulo diferenciado, mais próximo, quase um close em cada um das cenas, pelo menos.

CRÍTICA | 3ª temporada de ‘Eu, Tu e Ela’ é a mais fraca

As cenas são divididas em dois tipos de linguagem de luz e fotografia. Cores quentes para takes mais amáveis e amigáveis entre eles e cores frias e sombrias quando são relacionados a OPB e ao Whispers. As cores estão mais vibrantes, mais quentes, pois estão se aproximando do fim, da felicidade, das verdades sobre a vida deles. A câmera traduz isso através de um sinal de nostalgia, e também remetendo a devaneios ou sonhos para levá-los até a grande conquista.

CRÍTICA | 2ª Temporada | Mais forte e apelativa, ’13 Reasons Why’ deve gerar ainda mais polêmica

Durante o capítulo acontecem descobertas importantes, revelações que Jonas continua fazendo para Will sobre o que conecta cada um dos Sense8 e sobre a história da mãe deles, Angelica, e sua real situação dentro da OPB. A outra organização, Archipelago, acredita que o único jeito de acabar com toda essa perseguição e manter a OPB em seu foco original e em um clima pacifico seria matar Whispers. Mas os Sense8 são contra esse plano e têm outra estratégia em mente, apesar de estarem acuados e fugindo por um longo período, reclusos no apartamento em Paris que o marido da Kala a obrigou a ficar (ele está auxiliando em uma investigação e teme por sua segurança). Ela, então, convida os Sense8 para ficarem por lá, já que todos estão fugindo da OPB, que está cada vez mais próxima deles.

CRÍTICA | 2ª Temporada | ‘3%’ retorna mais consciente e enriquecida pelos vínculos e desejos mais profundos de seus personagens

Para finalizar, preciso dizer que Sense8 tem um final ao estilo “viveram felizes para sempre”, com muita alegria e uma grande festa. Outro fator importante, além do belo desfecho, é que há mais uma cena como aquela do episodio da “orgia” e outra que também faz referência a um capítulo passado que envolve música como aquele ao som de “What’s Up”.

CRÍTICA | ‘Perdidos no Espaço’ certamente não decepcionará seu público-alvo

Sense8 se despede de uma maneira encantadora. A série vai deixar saudades. Quem não teve oportunidade de acompanhar, vale a pena maratonar na Netflix, afinal, o seriado abrangeu vários temas importantes como a inclusão e aceitação LGBT, o casamento arranjado de outras culturas, a empatia e o respeito, politica e corrução, os problemas de aceitação familiar de uma trans, intercâmbio cultural, de uma forma muito rica e mágica, além de ter episódios picantes, emocionantes e com bastante ação digna de filmes hollywoodianos.

::: TRAILER

https://www.youtube.com/watch?v=Hx3BP4yGl5g

::: FICHA TÉCNICA

Título original: Sense8
Criação: Lilly Wachowski, Lana Wachowski, J. Michael Straczynski
Elenco: Tuppence Middleton, Brian J. Smith, Bae Doona, Max Riemelt, Naveen Andrews, Daryl Hannah, Freema Agyeman, Terrence Mann, Adam Shapiro, Max Mauff, Alfonso Herrera, Eréndira Ibarra, Aml Ameen, Jamie Clayton, Tina Desae, Miguel Ángel Silvestre, Toby Onwumere, Joe Pantoliano, Marco Giacalone
Produção: Netflix
Gênero: Ficção científica
Ano: 2018
Classificação indicativa: 18 anos

Giovanna Landucci

Publicitaria de formação, sempre gostei de escrever. Apaixonada por filmes e séries, sim, posso ser considerada seriemaníaca, pois o que eu mais gosto de fazer é maratonar! Sou geek principalmente quando falamos de Marvel e DC. Ariana incontestável, acho que essa citação de Clarice Lispector me define "Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa, ou forte como uma ventania. Depende de quando e como você me vê passar." Ah, como é de se notar pela citação, gosto de livros e poesia também.
NAN