Sex Education Season 1

CRÍTICA | ‘Sex Education’ (1ª Temporada)

Paola Jullyanne

Sex Education é um seriado britânico original Netflix que estreou em janeiro de 2019 e, desde então, vem conquistando fãs de todas as idades. Segundo o aplicativo TV Time, a série está no topo da lista das mais assistidas do mundo neste mês. Parece que estamos mesmo diante de um sucesso mundial!

Leia mais:

– HBO | CONFIRA AS ESTREIAS DE FEVEREIRO DE 2019
– NOVA SÉRIE DO ‘PORTA DOS FUNDOS’ GANHA PRIMEIRAS IMAGENS

https://www.youtube.com/watch?v=pTvhai4EM9Q&list=PLx6PsrYY1ucMChi8qHNlXYeIBuyMbUAL0

Como o nome sugere, é uma história sobre educação sexual, mas com uma pegada totalmente inovadora e desconstruída. Começamos por Otis (Asa Butterfield), um garoto de 16 anos, virgem, que é filho da terapeuta sexual Jean (Gillian Anderson). Ela atende seus clientes em casa e sua decoração é bem condizente com seu trabalho, cheio de quadros e esculturas com genitálias femininas e masculinas.

Otis sempre teve um bom relacionamento com sua mãe, mas, ultimamente, ela vem se mostrando muito protetora e, às vezes, até invasiva, algo que vai balançar um pouco esta relação. Por conviver com o consultório da mãe, Otis acabou por desenvolver o “dom” da terapia sexual involuntariamente. Após uma situação na escola, quando Otis consegue ajudar o valentão Adam (Connor Swindells) com seus problemas sexuais, Maeve (Emma Mackey) tem a brilhante ideia de cobrar dos alunos para receberem conselhos sobre sexo e relacionamento.

Foto: Netflix / Divulgação

Sex Education aborda temas muito pertinentes e atuais de maneira leve e descontraída, desmistificando tabus em torno de aborto, homossexualidade, bullying e, claro, sexo. Um dos personagens mais bem construídos é o Eric (Ncuti Gatwa), um garoto negro, gay afeminado, que convive de maneira bastante amorosa com sua família religiosa. Eric gosta de vestir roupas extravagantes e não está preocupado com as piadas que pode ouvir. Ele é corajoso e determinado. A amizade entre Eric e Otis é um dos pontos chaves da trama, pois mesmo sendo completamente diferentes um sempre precisa do apoio do  outro.

Os episódios começam exibindo o problema que vai fazer com que o personagem busque a ajuda “especializada” do terapeuta sexual da escola, no caso, nosso querido Otis. Os coadjuvantes são muito bem trabalhados e explorados de forma que possamos conhecer um pouco de todos que fazem parte desta história. São corações partidos, orgasmos não atingidos, amores platônicos, romances e amizades secretos, tudo muito bem pensado para prender a nossa atenção em cada episódio.

Foto: Netflix / Divulgação

O seriado tem o objetivo de quebrar padrões e o faz perfeitamente. Prova disso é a personagem Ola (Patricia Allison) que tem uma personalidade totalmente fora do que se espera de uma garota da sua idade.  Ela não se esforça para ser feminina, não tem papas na língua. Cheia de atitude e carisma, está conquistando seu espaço na vida complicada do nosso protagonista.

A Netflix já confirmou que está preparando uma segunda temporada. Ainda não temos datas, mas já estamos bastante ansiosos para continuar acompanhando as consultas de Otis e o desenrolar desta história que se faz bastante necessária para a nossa sociedade atual.

::: TRAILER

https://www.youtube.com/watch?v=shpb-5tim8k

::: FICHA TÉCNICA

Título original: Sex Education
Temporada: 1
Direção: Kate Herron, Ben Taylor
Criação: Laurie Nunn
Elenco: Asa Butterfield, Gillian Anderson, Ncuti Gatwa
Gênero: Comédia
País: Estados Unidos
Ano: 2018
Classificação: 16 anos

Paola Jullyanne

Pernambucana/carioca, cinéfila de carteirinha e viciada em séries. Curto uma boa música e uma boa leitura, não sou apegada a padrões e adoro um desafio.
NAN