CRÍTICA | ‘Toy Story 4’
Tatiana Aponte
Para muitos a decisão de fazer uma continuação de Toy Story parecia arriscada. Afinal, o que um novo filme poderia dizer que as outras 3 versões não haviam contado?
O último filme da franquia parecia ter encerrado as aventuras de Woody e seus amigos. Mas a Pixar não quis dar o braço a torcer. E com uma equipe robusta de roteiristas, entregou uma bela história aos fãs de Woody, Buzz, Jessie, Rex, Porquinho, Cabeça de Batata, entre outros.
Leia mais:
– HAVAIANAS LANÇA LINHA DE SANDÁLIAS COM ESTAMPAS DE ‘TOY STORY 4’
– TOY STORY 4 | VEJA O COMBO LINDÃO DA CINÉPOLIS!
– ‘TOY STORY 4’ GANHA ÁLBUM DE FIGURINHAS
Do que se trata Toy Story 4?
Quem viu o filme anterior, lembra que ele termina com a doação dos brinquedos de Andy para a menina Bonnie. Então, Toy Story 4 começa com todos os brinquedos dentro do armário da menina aguardando a limpeza do quarto acabar para começarem a brincar.
Acontece que a pequena gosta de brincar com todos eles, menos com o Woody, que fica muito abalado por ser sempre preterido nas brincadeiras. Na tentativa de ser especial e ajudar Bonnie nos primeiros dias da escola, ele se infiltra na mochila da menina para ajudá-la em sua adaptação. Entretanto, em uma atividade lúdica, a garotinha usa alguns materiais reciclados e faz seu próprio brinquedo. O “Garfinho”.
Bonnie cai de amores pelo seu novo “brinquedo” e quer tê-lo por perto em todos os momentos. Inclusive em uma viagem que fará com sua família. Garfinho, por outro lado, não entende que é um brinquedo. Ele pensa que é um lixo, e vive querendo voltar para o cesto. Woody, então, aproveita uma viagem de motorhome da menina para explicar para seu novo companheiro a importância e a sorte que ele tem por ser o brinquedo preferido da garota.
Durante a viagem, a pastora Bete (que estava presente no primeiro filme da franquia) atravessará o caminho de Woody e sua trupe. O desaparecimento da personagem é explicado em um flashback muito bem feito. Assim, o público entende como ela sumiu por esses anos todos.
Uma jornada dentro de si
O fio condutor de Toy Story 4 é mostrar a busca existencial de Woody, que perde seu papel de liderança como o brinquedo preferido de Bonnie. Desde o primeiro filme, ele sempre foi o brinquedo mais dedicado à sua criança. Aquele que faz de tudo para ser o melhor amigo de quem o escolheu. Quando ele perde esta condição, se vê em um dilema que nunca enfrentou. Afinal, poderá inventar uma nova vida e pensar em si mesmo antes dos outros?
É uma aventura interna que vamos desenvolvendo junto com o protagonista. Além disso, o medo e angústia que Woody vai enfrentando são permeados por histórias realmente cômicas de personagens extraordinários, como o seu velho amigo Buzz ou a dupla Coelhinho e Patinho, que estava no parque de diversões.
Em suma, Toy Story 4 é um entretenimento de alta qualidade visual, agitado, com um excelente roteiro e muito tocante nos seus minutos finais. Talvez menos icônico e tocante que seu antecessor, mas não deixa de ser menos sucedido e ousado. Vale a pena!
::: TRAILER
::: FICHA TÉCNICA
Título original: Toy Story 4
Direção: John Lasseter, Josh Cooley
Roteiro: Rashida Jones, Will McCormack
Elenco: Tom Hanks, Patricia Arquette (vozes originais)
Distribuição: Disney
Data de estreia: qui, 20/06/19
País: Estados Unidos
Gênero: animação
Ano de produção: 2017
Duração: 90 minutos
Classificação: Livre