Um Trapaceiro do Bem

CRÍTICA | ‘Um Trapaceiro do Bem’ (Netflix)

Jorge Feitosa

Simpatia indiana.

Nirma (Mithila Palkar) é uma tradutora indiana esforçada, que tenta evoluir profissionalmente e é orgulho dos pais com a compra de seu primeiro carro. Mas, insegura e com tiques nervosos, ela sempre acaba sendo deixada para trás por sua chefe. Afinal, ele delega o acompanhamento de executivos às suas outras colegas e lhe entrega passeios turísticos. Nada estranho, dados os defeitos da garota, bem como a piada implícita em seu nome.

Leia mais:

CRÍTICA | ‘HIP-HOP BEATS’ (NETFLIX)
CRÍTICA | ‘ANIMA’ (NETFLIX)
CRÍTICA | ‘OH, RAMONA!’ (NETFLIX)

Primeiro filme indiano da Netflix

Dirigido por Sachin Yardi, Um Trapaceiro do Bem (Chopsticks) é, de fato, o primeiro filme original Netflix produzido desde o berço e com todas as características desse tipo de obra. Da fotografia com cores vibrantes aos ares cosmopolitas de comédia contemporânea, passando pelas tradições e mazelas da Índia.

Porém, a mão firme na direção não deixa a produção sair do prumo. Ao retratar a religiosidade e festividade do povo indiano ou o abuso dos trabalhadores mais pobres, tudo é feito de maneira simples, mas com o devido peso no roteiro, escrito por Ashvini Yardi e Rahul Awate. Além disso, a trama tem reviravoltas simples, mas que fazem a história avançar, com a ajuda aqui e acolá das canções de fundo para quem sente falta dos musicais de Bollywood.

Um Trapaceiro do Bem Netflix (1)

Dupla de protagonistas carismática

Entretanto, o maior destaque vai para Mithila, que nem precisaria adotar tiques nervosos para o seu papel. A atriz convence no primeiro minuto em cena com sua fragilidade e doçura, mas sem exagero.

Com Abhay Deol, o Artista (nome perfeito para um arrombador de cofres e amante de culinária com charme de Clark Gable), Mithila encontra seu par perfeito. Contracenando juntos, as piadas funcionam e o cinismo de um com a ingenuidade da outra fazem crer que tudo vai dar certo. Algo não muito difícil, considerando o vilão com figurino de gigolô e que é tão assustador quanto bode mimado que cria.

Em suma, Um Trapaceiro do Bem é um filme leve e divertido para assistir em família. Se não pela trama simples, certamente pela dupla Mithila/Deol, tão boa quanto as melhores do gênero.

::: TRAILER

https://www.youtube.com/watch?v=J0r-YMW73Fk

::: FICHA TÉCNICA

Título original: Chopsticks
Direção: Sachin Yardi
Roteiro: Rahul Awate, Sachin Yardi
Produtor: Ashvini Yardi
Elenco: Mithila Palkar, Abhay Deol, Vijay Raaz
Distribuição: Netflix
Produção: Viniyard Productions
Data de estreia: sex, 31/05/19
País: Índia
Gênero: drama, comédia
Ano de produção: 2019
Duração: 100 minutos
Classificação: 16 anos

Jorge Feitosa

@jorgefeitosalima
NAN