CRÍTICA | ‘Uma Aventura Lego 2’

Renata Teófilo

A animação Uma Aventura Lego 2 (The Lego Movie 2), estreia nesta quinta e os acontecimentos dessa continuação se passam exatamente cinco anos após o término do primeiro filme. Depois do encontro com os alienígenas, a Cidade Lego se tornou uma terra devastada, onde as pessoas são duronas e infelizes, chamada de Apocalisópolis, um cenário que remete ao filme “Mad Max – Estrada da Fúria”.

Leia mais:

– EXPOSIÇÃO DA DREAMWORKS TRAZ A MAGIA DO ESTÚDIO AO RIO DE JANEIRO
– LIGA DA JUSTIÇA VS OS CINCO FATAIS TEM PRIMEIRO TRAILER REVELADO: VEJA!
– CINEMARK ANUNCIA PRÉ-VENDA DE ‘ALITA: ANJO DE COMBATE’ PARA SALAS XD

Mesmo nesse cenário caótico, nosso personagem principal Emmet só vê o lado bom da vida. Ele é amigável com todos, usa sua roupa colorida enquanto todos estão de preto e vive cantando, para desespero de sua melhor amiga Lucy, que quer que ele seja um pouco mais sério. Uma nave alienígena que solta armas fofinhas chega na cidade e sequestra os melhores amigos de Emmet. Eles vão parar num planeta fofo e conhecem a Rainha Tuduki Eukiser Ser, que além de se transformar em tudo o que ela quer, ainda usa músicas grudentas para conquistar as pessoas a ficarem em seu planeta. Enquanto isso, o jovem cria coragem e vai atrás de seus amigos, ajudado numa viagem espacial por um valentão chamado Rex Perigoso.

Uma Aventura Lego 2 começa a ficar realmente empolgante depois que Emmet conhece Rex, com a ação se passando em três cenários diferentes: na viagem de Emmet e Rex, no planeta da rainha e na casa das crianças de verdade que estão brincando com os Legos, pois, afinal, tudo não passa de uma brincadeira de criança. Talvez esse último cenário seja um dos elementos mais importantes que fazem o filme funcionar realmente: a briga do irmão quase adolescente com a irmã menor, que insiste em brincar com ele e a interferência da mãe (feita pela comediante Maya Rudolph, um dos pontos altos do filme), acaba influenciando todo o rumo da vida no mundo dos legos.

Foto: Warner Bros. Pictures / Divulgação

Como muitas animações para crianças, essa esconde muitas piadas para o público adulto que devem passar despercebidas para os pequenos: centenas de referências a filmes, livros, ao mundo da música, à disputa entre Marvel e DC Comics, e uma sequência de piadas rápidas que fazem os marmanjos rirem muito mais do que os pequenos. Outra constante em animações são as músicas no meio delas, só que, aqui, além de serem poucas, as canções estão muito bem inseridas no contexto da história, sendo uma continuação desta.

Uma Aventura Lego 2 traz um plot twist importante e uma brincadeira com o filme anterior que acabou com um gancho para essa sequência. A meia hora final é muito inventiva, mesmo caindo um pouco num tom piegas com aquela obrigatória moral da história que geralmente acontece em longas ou livros voltados para o público infantil.

Foto: Warner Bros. Pictures / Divulgação

A versão brasileira está muito bem dublada, inclusive as canções, que foram bem adaptadas para o português sem que perdessem a graça. Na dublagem original temos as vozes de Chris Pratt, Elizabeth Banks e Will Arnet, que já estavam no primeiro filme, com a adição da comediante Tiffany Haddish, que adiciona muitas nuances para a personagem da rainha, fazendo-a muito divertida e sarcástica ao mesmo tempo. Uma curiosidade da dublagem original é a participação dos atores Jason Momoa e Gal Gadot, dublando seus personagens Aquaman e Mulher-Maravilha em forma de Lego. Outra participação na dublagem original é de Bruce Willis, que faz ele mesmo. Aliás, as cenas em que ele aparece são muito engraçadas, pois ele tira sarro de sua persona durona no cinema.

Continuações de animações tendem a ser apenas uma repetição boboca do que foi usado no primeiro filme, mas Uma Aventura Lego 2 faz completamente o oposto, trazendo um visual muito mais interessante e a história tem uma boa construção para cada situação e personagem. A sequência de créditos finais é muito boa e colorida, com referências aos brinquedos e com uma música que fala exatamente como esses créditos finais podem ser legais, fazendo com que o público saia animado do cinema.

::: TRAILER

::: FICHA TÉCNICA

Título original: The Lego Movie 2
Direção: Mike Mitchell
Roteiro: Phil Lord, Christopher Miller, Matthew Fogel
Vozes originais: Chris Pratt, Elizabeth Banks, Will Arnet, Tiffany Haddish, Jason Momoa, Gal Gadot, Bruce Willis
Distribuição: Warner
Data de estreia: qui, 07/02/19
País: Estados Unidos
Gênero: animação
Ano de produção: 2018
Classificação: livre

Renata Teófilo

Nascida no dia do Natal, a paulista Renata Teófilo se formou em Rádio & TV na Universidade São Judas e é uma apaixonada por Cinema.
NAN