7 curiosidades sobre 'Avatar' que talvez você não saiba

Foto: Getty Images / Twentieth Century Fox

7 curiosidades sobre ‘Avatar’ que talvez você não saiba

Wilson Spiler

Para celebrar o relançamento de Avatar nos cinemas no próximo dia 22 de setembro em 4K HDR, como esquenta para o novo filme Avatar: O Caminho das Águas, selecionamos algumas curiosidades sobre a obra escrita e dirigida pelo vencedor do Oscar James Cameron.

Com produção de Cameron e Jon Laudau, Avatar leva o público a uma fascinante jornada por Pandora, a quinta Lua de um planeta chamado Polifemo. O filme apresenta uma experiência cinematográfica imersiva, com tecnologia revolucionária para a época, além de personagens envolventes.

A história emocionante e atemporal, traz ingredientes que fizeram do longa-metragem um dos maiores sucessos do cinema de todos os tempos. E, não à toa, indicado em nove categorias do Oscar, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor. O filme conquistou três estatuetas: Melhor Fotografia; Melhor Design de Produção; e Melhores Efeitos Visuais. Confira outras curiosidades sobre Avatar:

Leia também:

Emmy 2022 tem surpresas e decepções; veja a lista completa dos vencedores

Confira todas as novidades da D23 2022: trailers, imagens e informações

‘Pinóquio’: o retorno de um clássico que vai dividir opiniões

Curiosidades sobre Avatar

Idealizado 14 anos antes

Em uma vídeo-reportagem sobre os bastidores de Avatar, realizado pela 20th Century Studios Espanha em 2010, o produtor Jon Landau conta que “há 14 anos, Jim teve um sonho em que viu Pandora”.

Espera pela tecnologia certa

James Cameron escreveu um esboço do roteiro em 1995, já com todos os personagens, animais e cenários. Mas ele contou que, naquele momento, ainda era um sonho realizar o longa: “Naquela época, não era possível fazer o que eu queria fazer”, afirmou em uma reportagem. O diretor, então, teve que esperar que a tecnologia de efeitos especiais alcançasse o ponto de evolução para seguir o roteiro que ele havia escrito.

Foi em 2005 que Cameron retomou o projeto para iniciar a produção. “Eu tirei o roteiro da gaveta, tirei o pó, li novamente e disse para mim mesmo: ‘Esta história não é tão ruim’. É um filme que eu iria ver”, lembrou o diretor ao falar sobre como tudo começou. Avatar estreou oficialmente em 2009 nos Estados Unidos e no Brasil, sendo exibido também na Rússia, China, França, Reino Unido, Alemanha, Coreia do Sul, Austrália, Espanha, entre outros locais do mundo.

Criação de Pandora

“Contratamos uma série de artistas de efeitos visuais (fotografia, animação, CGI) de sucesso mundial, profissionais de qualidade e prestígio, que impressionam pela qualidade do trabalho”, disse Cameron. Rick Carter, o diretor de arte, acrescentou um comentário sobre o cineasta: “Não foi um mundo que ele inventou na hora, foi algo que ele viu e nos relatou em detalhes”.

Produção revolucionária

“Uma das coisas que ninguém pode tirar de mim é o fato de ter feito parte de uma experiência revolucionária em Hollywood”, confessou a atriz Zoe Saldana, que participa do filme no papel de Neytiri. “Sempre tentamos ultrapassar os limites e inovar. Desta vez, tentamos ultrapassar os limites e isso foi bem difícil, mas continuamos tentando e demorou muito, porque o resultado é diferente de tudo que vimos antes”, afirmou Cameron em entrevista sobre os bastidores do longa.

Filme vencedor do Oscar de maior bilheteria

Avatar é uma produção que marcou a história do cinema de várias maneiras, mas também por ser a produção que arrecadou a maior bilheteria de todos os tempos. O faturamento total chegou, atualmente, em 2 bilhões e 847 mil dólares, segundo a revista Screenrant. O filme foi indicado a nove Oscar em 2010 e ganhou três: Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia e Melhores Efeitos Especiais.

Avatar nos parques Disney

Das maravilhas das montanhas flutuantes ao brilho da bioluminescência da lua, a terra de Pandora ganhou vida em maio de 2017, no Disney’s Animal Kingdom do Walt Disney World Resort. Ali, os fãs podem experimentar a magia da natureza, tal como foi criada em Avatar. Nos últimos cinco anos, pessoas de todo o mundo puderam ver como seria a vida em outro planeta e ter um pouco da sensação do emblemático filme.

A língua criada inteiramente do zero

James Cameron contratou o linguista Paul Frommer para ser o responsável pela criação da língua Na’vi. O especialista inventou centenas de palavras que até hoje são usadas pelos fãs do filme.

Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do ULTRAVERSO:

https://app.orelo.cc/uA26

https://spoti.fi/3t8giu7

Wilson Spiler

Will, para os íntimos, é jornalista, fotógrafo (ou ao menos pensa que é) e brinca na seara do marketing. Diz que toca guitarra, mas sabe mesmo é levar um Legião Urbana no violão. Gosta de filmes “cult”, mas não dispensa um bom blockbuster de super-heróis. Finge que não é nerd.. só finge… Resumindo: um charlatão.
NAN