‘Curral’ expõe a triste realidade do interior brasileiro
Matheus Soares
Curral é um filme nacional que acaba de entrar na Netflix e que vai chamar sua atenção. Por incrível que pareça, estamos em ano de eleição e esse longa brasileiro é ideal para ver antes de votar. Representação perfeita de quase 100% dos interiores brasileiros e até mesmo de algumas capitais nos bairros mais afastados. Além disso, o Brasil desde o golpe que a presidenta Dilma Rousseff sofreu está cada vez mais fundo na política, polarizada, chegando ao ponto de eleger o pior presidente da história.
Dentro da política muitos perdem seus princípios e não foi diferente com nosso protagonista com síndrome de herói, Chico Caixa (Thomas Aquino). Ele é morador de um vila do interior, que falta água com frequência e depende do caminhão-pipa, controlado por um prefeito mesquinho e corrupto. Para tentar melhorar a cidade, Caixa vai na onda do seu amigo de infância Joel (Rodrigo Garcia), que faz promessa milagrosas, mas o final todos já sabem.
Leia também:
Robert Eggers traz a obra definitiva da Era Viking em ‘O Homem do Norte’
‘Águas Selvagens’ peca no exagero de coincidências
Leve os pequenos para aprender e se divertir com ‘Meu Amigãozão – O Filme’
Preciso em cada detalhe
Esse que vos fala é do interior de Sergipe, de uma cidade chamada Estância, mas que, no momento, mora na capital do estado. Assistir Curral foi como estar de volta à época de eleição na minha cidade. Tirando a motivação da seca – afinal, somos uma cidade litorânea – tudo se reflete de forma perfeita. A compra de votos, assim como o chamado “dôtor” indo conquistar os pobres com palavras bonitas, as promessa de empregos pós-eleição e, principalmente, as promessas milagrosas para melhorar a vida do povo.
O diretor Marcelo Brennand não tenta fazer algo inovador com esse longa-metragem. Curral é um filme caricato com intuito claro de denúncia pela arte. Esse assunto poderia se alonga por várias linhas, questionando ignorância, ou até mesmo os princípios do protagonista que são posto à prova. Mas a realidade já bate na nossa cara o suficiente
Outra coisa que chama atenção, não só nesse filme, mas na filmografia brasileira, é a forma de gravação. Eu simplesmente viajo quando a câmera passa mostrando os lugares em plano aberto, como uma casa, o sertão. Ou quando fecha o close em uma cadeira ou no rosto do personagem, como acontece no final. Isso é de longe um ponto marcante e que se repete em vários filmes brasileiros, principalmente quando gravados a céu aberto.
Onde assistir ao filme Curral?
A saber, Curral foi lançado recentemente no catálogo da Netflix.
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso:
Trailer do filme Curral, da Netflix
Curral (Netflix): elenco do filme
Thomas Aquino
Rodrigo Garcia
José Drumont
Carla Salle
Ficha Técnica
Direção: Marcelo Brennand
Roteiro: Marcelo Brennand e Fernando Honesko
Duração: 100 minutos
País: Brasil
Gênero: Drama
Ano: 2020
Classificação: 16 anos