Leia a crítica do filme Dario Argento Pânico - Ultraverso

Festival do Rio 2023 – Dario Argento Pânico fará você sair do cinema e maratonar todos os filmes do diretor

Bruno Oliveira

Por amar filmes e gostar muito de falar sobre eles, me considero um cinéfilo, mas por muitas vezes me acho um cinéfilo fajuto. Digo isso pois Dario Argento é um dos diretores mais famosos do terror e não vi absolutamente nada de sua cinematografia. Mentira, já vi Um Vulto na Escuridão, que assisti anos atrás no Festival do Rio, e que conta a história de O Fantasma da Ópera, na deturpada visão do diretor. Além de ter visto o remake, de 2018, de Suspiria, que se baseou no original de Dario Argento, de 1977. Ou seja, tenho muito o que aprender por aí sobre essa arte e sobre gênios não tão aclamados pelo popularesco.

Leia mais:

Nesse documentário, acompanhamos o diretor e roteirista Dario Argento no meio de um processo criativo em um novo hotel. Prática que ele executa em todos os seus trabalhos. De início, não se sente nada à vontade com isso, mas aos poucos vai cedendo ao novo lugar. Ao mesmo tempo, ele tem que se acostumar com a equipe de documentaristas que o cercam o tempo todo para a feitura de entrevistas para o filme. Além disso, participam ilustres convidados falando sobre o diretor e contando tudo sobre sua vida e sua carreira.

Dario Argento

Dario Argento nasceu em 07 de setembro de 1940. Hoje, ele possui 83 anos e não pensa em se aposentar. Certeza que ele é aquele tipo de pessoa que se parar de trabalhar, morre. Gosto de conhecer o íntimo de pessoas ilustres e a criação de seu método criativo. Por ele ser o mestre do terror italiano, imaginei que pudesse ter tido uma vida complicada, mas não foi o caso. Todos os seus projetos são apenas projeções de sua alma um pouco deturpada, mas completamente sã.

Giallo

Ele foi um dos grandes expoentes do “giallo”, cinema italiano de suspense e terror que se tornou muito popular na Itália. “Giallo” significa “amarelo”, que era justamente as cores das capas de romances publicados nos anos 60 e 70. Tinha como grande característica o fato de que os assassinos sempre usavam máscaras, enquanto um investigador sempre buscava desesperadamente resolver o mistério. No caso de Argento, foi a alguns passos a mais e levou o lúdico e a fantasia de terror para esse gênero do qual influenciou e muito os slashers norte-americanos dos anos 80.

Convidados

Percebemos toda a sua influência quando notamos os seletos nomes para falar sobre ele no documentário. Grandes nomes da indústria que trabalharam diretamente com ele ou que foram completamente influenciados pelo cineasta. Além da presença de sua família que conta um pouco mais das intimidades. Por incrível que pareça, apesar de sua mente ser bem obscura, nada de muito cabuloso nos é contado. Nesse ponto, notamos que ele é só uma pessoa normal que gosta demais do que faz.

Conclusão

Documentário é um gênero que sempre vou recomendar não importa sobre o que seja. Porém, esse aqui vou direcionar para os grandes fãs do diretor e para quem quer se aprofundar um pouco no cinema em geral. O alerta fica somente para o fato de que toda a sua projeção é basicamente depoimentos do início ao fim. Isso pode tornar a jornada um pouco desinteressante e cansativa de um modo geral. Embora eu tenha sentido uma certa fadiga ao assisti-lo, a certeza de que me senti mais culto é enorme. Ainda tive vontade de sair do cinema e maratonar todos os filmes de Dario Argento.

Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso que fala sobre Cultura Pop:

https://app.orelo.cc/uA26

https://spoti.fi/3t8giu7

Aliás, vai comprar algo na Amazon? Apoie, então, o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link:

https://amzn.to/3mj4gJa

Trailer do filme Dario Argento Pânico

Ficha Técnica do filme Dario Argento Pânico

Título original: Dario Argento Panico

Direção: Simone Scafidi

Roteiro: Manlio Gomarasca, Giada Mazzoleni, Davide Pulici, Simone Scafidi

Onde assistir: Festival do Rio 2023

Data de estreia: sem previsão de estreia

Duração: 98 minutos

País: Reino Unido

Gênero: Biografia, Documentário

Ano: 2023

Classificação: 14 anos

Bruno Oliveira

0

Créditos Galáticos: